Por Claudia Mastrange
Quem gosta de viajar por lugares paradisíacos não pode deixar de conhecer, ou mesmo revisitar, Arraial do Cabo. Famosa por suas praias de águas azuis e cristalinas, a cidade da Região do Lagos, no Rio, oferece muito mais do que belas paisagens, como passeios por lugares históricos e culturais.
Em tempos de pandemia do é sempre bom se informar antes de pegar a estrada. Arraial do Cabo está reaberta para o turismo, mas mantém com algumas barreiras sanitárias e, claro, as medidas de proteção. Para visitar a cidade ainda é necessário apresentar QRCode ou voucher de hospedagem ou de serviços de turismo na barreira sanitária, durante fins de semana e feriados . Os hotéis, pousadas e hostels funcionam com a capacidade reduzida, seguindo a Cartilha Arraial Limpo e Seguro.
As equipes de Turismo da prefeitura estão disponíveis em plantões, na sede da Secretaria de Turismo, no Pórtico, oferecendo suporte aos guias e excursões, além de informações aos turistas. Há também um ponto de informações turísticas na Orla Changri-lá, na Praia dos Anjos.
Mas o que fazer na linda Arraial ? Um dos passeios imperdíveis é conhecer a Praia do Forno, onde se chega por uma trilha ou conhecer a Gruta Azul. Localizada em uma área de proteção ambiental, o ponto turístico é um monumento natural contemplativo da região. Com acesso somente pelo mar de fora do balneário, faz parte do roteiro do tradicional passeio de barco do município, que diariamente atrai turistas do Brasil e do mundo.
A gruta ganhou o nome pela cor da água, que fica azul quando a luz do sol invade ao local, e o reflexo da água transforma as cores dos paredões de pedra. Por ficar em mar aberto, para mergulhar no local é preciso contar com dias de mar calmo. E o mergulho só é realizado por pessoas com curso avançado na atividade e autorização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
A Praia do Farol é uma das queridinhas dos turistas e foi classificada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) como umas das mais perfeitas. Localizada na Ilha do Farol, é área de proteção da Marinha do Brasil, com acesso por embarcações autorizadas e com horário e número de pessoas limitadas.
Situadas bem em frente à Ilha do Farol, as prainhas do Pontal do Atalaia têm mar igualmente lindo, calmo e transparente. O que muda aqui é o acesso, já que não estamos mais numa ilha, mas sim em uma península. São duas praias, separadas por uma pedra, mas que na maré baixa parece uma praia só.
Trilha com escadaria cinematográfica
Quase desconhecida e escondida dentro do Pontal do Atalaia, a Praia Brava é acessível através de uma pequena trilha e uma escadaria cinematográfica. O visual da chegada é de perder o fôlego e logo dá pra ver a pequena praia lá embaixo. A principal dica é ir na maré baixa, quando a faixa de areia praticamente some.
Mas se você procura uma praia mais agitada, a Praia Grande é a escolha certa. A mais gelada de Arraial do Cabo, com areias brancas e dunas, oferece estrutura de quiosques e animação o dia inteiro. Para um passeio mais calmo e reservado, há a Praia do Pontal, primeira da cidade, com acesso mais escondido e com muita sombra devido às árvores nativas das casuarinas.
Arraial do Cabo reserva locais com muita história também! Nas areias da Praia dos Anjos, em 1503, Américo Vespúcio aportou e deu início à colonização da região. Ali foi realizada a primeira missa fechada do Brasil, na Igreja Nossa Senhora dos Remédios, que se mantém de pé até hoje. Em 2003, a igreja foi restaurada e ganhou iluminação especial na área externa.
Fotos: Reprodução