

Rafael Ribeiro/Vasco
O Vasco tem uma novidade para o seu torcedor. O clube anunciou a criação do seu novo projeto voltado para o esporte paralímpico. Chamado de Programa Vasco Paralímpico (PVP), ele será implantado através de parceria do clube com o Instituto Internacional Correr Bem (ICB). O acordo de cooperação com o órgão, uma entidade sem fins lucrativos filiada ao Comitê Paralímpico Brasileiro, foi assinado na última quarta (19).
É o ICP quem vai estruturar e administrar o projeto, na prática. O Vasco cederá o nome, as instalações e atuará ao lado do instituto na captação dos recursos via leis de incentivo. Pelo projeto, todos as modalidades serão autossustentáveis. Ou seja: não dependerão de receitas do clube.
Atualmente, o Cruzmaltino conta com cinco modalidades paralímpicas (vôlei sentado, futebol, natação, parataeKwondo, parabadminton e remo). Mas nenhuma delas consegue ser sustentável.
O Vasco Paralímpico contará com dez modalidades: atletismo, parataekwondo, natação em águas abertas, parabadminton, futebol de 7, vôlei sentado, remo paralímpico, judô paralímpico, supino (halterofilismo) e natação paralímpica. Os critérios e condições para as inscrições no programa serão informados no momento do lançamento oficial do Vasco Paralímpico, cuja data ainda não foi divulgada.