Pouca gente sabe, mas a atriz Flávia Alessandra, a malvada Sandra da novela Êta Mundo Melhor, formou-se em bacharel de Direito e conseguiu formar-se como advogada na prova de seleção e tirou a carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Chegou até a montar um escritório e atruou por alguns anos na profissão, paralelo ao curso de teatro. E quando se formou como atriz, optou por seguir seus desejos, que sempre foi atuar.
Filha de uma professora, Rachel de Melo Martins da Costa, e de um comandante da marinha, Hélio Lima da Costa, ela nasceu no Rio de Janeiro, mas passou grande parte de sua juventude em Arraial do Cabo.
A suaestreia na televisão aconteceu em 1989 na novela Top Model. Ela participou do concursos do Domingão do Faustão no quadro Melhor de Três, ficando em primeiro lugar. E acredite se quiser, deixou Adriana Esteves e Gabriela Duarte em 2° e 3° lugar respectivamente. No final, as três participaram da novela. Em 1990, fez uma participação no filme Boca de Ouro dirigida por Walter Avancini. Em 1995, participou da novela História de Amor, interpretando a personagem Sônia. Em 1997, viveu a personagem Dorothy Williams Mackenzie na novela A Indomada. Em 1998, participou da novela Meu Bem Querer, onde era Lívia, uma das vilãs da trama. No mesmo ano, participou também dos episódios da série Mulher. Em 2001 viveu a sua primeira protagonista em horário das 21 horas: Lívia Proença de Assunção de Porto dos Milagres, e em 2002 interpretou mais uma personagem chamada Lívia, a protagonista de O Beijo do Vampiro, uma dona-de-casa cercada por vampiros. Em 2003, atuou no filme Por Um Fio ao lado de Tarcísio Filho.
