PUBLICIDADE

Rio de Janeiro / Cotidiano

Programa Rio Liderança Feminina vai capacitar servidoras municipais com foco na autoliderança.

Foto: divulgação

O programa Rio Liderança Feminina, ciclo de capacitação de servidoras municipais com foco no desenvolvimento da autoliderança, teve início na terça (12) por meio da Fundação João Goulart. O objetivo é contribuir para uma gestão mais diversa na Prefeitura, por meio de ações que impulsionam o protagonismo pessoal e profissional de mulheres na administração pública.

Para promover um ambiente de mais oportunidade para o público feminino, a Fundação focou em secretarias que tinham menos mulheres em posição de liderança. O programa vai começar com uma turma de 50 servidoras, sendo metade das vagas ocupadas por mulheres negras. Servidoras com idades entre 41 e 50 anos também representam 50% das selecionadas.

Ao longo dos próximos 12 meses, as servidoras terão até cinco horas semanais voltadas a ações de reconhecimento, capacitação e aperfeiçoamento de habilidades sócio comportamentais, como o desenvolvimento da resiliência e do autoconhecimento, além de técnicas de comunicação e competências para a gestão de carreira. Elas também vão aprender sobre estratégias e abordagens digitais para promover uma cultura de trabalho inclusiva e inovadora.

O projeto tem a parceria da Secretaria Municipal de Políticas e Promoção da Mulher, que ficará responsável pela pauta da equidade de gênero, um tema com base na fundamentação teórica desenhada por mulheres Líderes Cariocas.