PUBLICIDADE

Rio de Janeiro / Esporte

Temporada 2021 da Fórmula 1 tem reservado fortes emoções

Foto: Reprodução/ Formula 1

Por: Luhan Alves (com supervisão de Claudia Mastrange) 

Para quem achou que seria mais uma temporada com supremacia de Lewis Hamilton na Fórmula 1, está vendo que o britânico não terá facilidade esse ano para a disputa do título. E o inusitado pódio do GP do Azerbaijão com a vitória de Sergio Pérez (Red Bull), Sebastian Vettel (Aston Martin) aparecendo na segunda colocação e Pierre Gasly (AlphaTauri) em terceiro lugar, evidencia o equilíbrio e os resultados improváveis da competição.

Pódio surpreendente do GP do Azerbaijão Foto: Reprodução/Formula 1

A temporada 2021 da F1 começou bastante movimentada. Em apenas seis corridas disputadas até o momento, já são oito pilotos diferentes que terminaram nos degraus do pódio ao menos uma vez, algo que não era visto desde o campeonato de 2016. Além de nomes que já estamos acostumados em ver no pódio como Lewis Hamilton, Max Verstappen e Valtteri Bottas, outros competidores como Lando Norris, Carlos Sainz, Sérgio Pérez, Sebastian Vettel e Pierre Gasly foram os demais que receberam troféus até o momento na F1.

A classificação mostra que a disputa esse ano deverá ter mais equilíbrio. Os favoritos para a disputa do título são Max Verstappen, que lidera o torneio com 105 pontos, e Lewis Hamilton que vem logo atrás, com 101. Sergio Pérez, companheiro de equipe de Verstappen, vem fazendo boas corridas e está em terceiro lugar, com 69 pontos. Lando Norris, da McLaren, é o quarto colocado, contando com 66 pontos. Um início de temporada diferente do que muitos imaginavam.

Classificação por construtores

E falando também na classificação por construtores, a RBR lidera com 174 pontos e vem mostrando toda a preparação e qualificação para essa temporada. A Mercedes que ocupa a segunda colocação com 148 pontos, não vive sua melhor fase e vem tendo problemas nas provas que prejudicam bastante seus pilotos, além de contar com um desempenho ruim de Valtteri Bottas. Toto Wolf, diretor executivo da equipe, disse que acredita estar vivendo o cenário mais crítico de sua gestão no automobilismo, após ficar fora dos pódios dos dois últimos GPs.

Já para a Ferrari, a temporada de 2021 tem dado sinais de recuperação na Fórmula 1, após um conturbado 2020. Sem vencer uma corrida desde o GP de Singapura de 2019, o time conseguiu a pole position nas duas últimas provas, em Mônaco e no Azerbaijão. A escuderia ocupa a terceira colocação no Mundial de Construtores, com 94 pontos.

É uma temporada diferente e de muitas emoções a cada GP na F1. Ter o Vettel correndo com mais vontade e se adaptando ao seu carro está sendo muito bom de assistir. No GP de Azerbaijão, o que ele conseguiu largando em 11º foi surreal. Após anos com muitas dificuldades na Ferrari, o alemão está recuperando o prazer de pilotar. Um outro destaque, vai para o desenvolvimento de Leclerc nas pistas. O piloto monegasco dá indícios de que terá um ótimo futuro na Fórmula 1.

O próximo GP é o da França, no dia 20 de junho, às 10h (horário de Brasília). A FIA vai introduzir novos regulamentos em relação às asas traseiras devido à natureza flexível do componente nos carros de várias equipes. Essa temporada promete continuar reservando fortes emoções para os fãs de F1.