Expressão era dita por Mussum, em Os Trapalhões
“Cacildis!”. Quem até hoje é fã de Os Trapalhões, se lembra desse bordão, dito, alguma vez, pelo personagem Mussum, que completava o quarteto com Didi (Renato Aragão), Dedé (Dedé Santana) e Zacarias (Mauro Gonçalves, In Memoriam). Ao assistir às cenas, o público, tanto no auditório – durante as gravações – quanto em casa – pela televisão – sabia que era quase impossível não gargalhar com as atuações de Antônio Carlos Bernardes Gomes. Ele e a alegria, andavam lado a lado.
O ator faleceu em 29 de julho de 1994, aos 53, no Hospital Beneficiência Portuguesa, em São Paulo, após sofrer complicações decorrentes de um transplante cardíaco. Mas, três décadas depois de sua partida, o seu legado, ainda, segue firme e forte no humor brasileiro. Além disso, toda a sua trajetória foi retratada em “Mussum, o Filmis”, lançado nos cinemas em 2023.
No Carnaval, sempre desfilava na Estação Primeira de Mangueira e chegou a dirigir a Ala das Baianas da escola, enquanto no futebol, torcia para o Clube Regatas do Flamengo. Já na vida pessoal, era pai de Antônio Carlos, de Igor Palhano, de Sandro Gomes, de Augusto Gomes e de Paula Gomes.
Com relação à música, Mussum também trilhou uma bonita estrada. No total, gravou mais de quinze LPs, entre o grupo “Originais do Samba”, “Os Trapalhões” e de forma solo.