PUBLICIDADE

Rio de Janeiro / Cotidiano

BRT reabre 12 estações na Cesário de Melo

A Prefeitura do Rio, por meio da Intervenção do BRT e da Secretaria Municipal de Transportes, reabriu neste domingo (26/09) 12 estações do BRT na Avenida Cesário de Melo, no corredor Transoeste, totalmente recuperadas, com mais iluminação e seguras. A via, que liga Santa Cruz a Campo Grande, na Zona Oeste, ganhou ainda melhorias no transporte por BRT, com alterações das linhas que atendem os moradores da região e intervalos menores. Cada uma das 12 estações foi reformada ao custo de R$ 400 mil, totalizando R$ 4,8 milhões.

“O BRT bem operado e sendo utilizado de maneira correta traz dignidade para a população. Antes, o passageiro tinha que pegar um “quentão” todo dia na Avenida das Américas em mão dupla, cheia de acidentes e com muito engarrafamento para chegar ao trabalho. Quando a gente implantou o BRT, a pessoa passou a chegar com mais conforto, em 40/50 minutos daqui de Santa Cruz até a Barra. Isso faz uma grande diferença na vida das pessoas “, ,declarou o prefeito Eduardo Paes.

Em seguida, o prefeito fez um apelo à população: “Tratem com cuidado, preservem, tenham carinho com esse espaço. O sistema BRT ainda vai melhorar muito. Deve demorar um ano e meio para que a gente diga que tem algo digno aqui. Quem acha que isso é pouco tempo é porque não tem noção do processo burocrático que é fazer uma concessão. Vai demorar ainda para ficar perfeito, mas a gente sabe que, a partir de agora, esse corredor da Cesário de Melo vai ter um serviço de qualidade”.

Durante o evento, Eduardo Paes embarcou em um BRT da Linha 17 (Santa Cruz x Campo Grande) na estação Cesarão I e foi até a Vilar Carioca, percorrendo cerca de sete quilômetros na pista exclusiva.

Ao todo, 30 ônibus vão fazer os serviços das novas linhas do BRT na região, com capacidade para transportar 1.600 passageiros, por hora, por sentido, nos horários de pico. Os veículos que vão circular nesse trecho terão nova identidade visual para identificar o BRT Cesário. Todas as ações fazem parte da intervenção da Prefeitura no sistema até que a nova licitação do transporte público da cidade seja realizada.

“Devolver o corredor Cesário ao povo da Zona Oeste é um marco importante na retomada do nosso BRT. Foi um trabalho conjunto de várias equipes da Prefeitura e contamos com a ajuda de todos para preservar nossas estações. Vamos em frente porque ainda há muito a ser feito”, disse a interventora do BRT”, Cláudia Secin.

As 12 estações entregues aos cariocas – Cesarão I, Cesarão II, Vila Paciência, Três Pontes, Júlia Miguel, Parque São Paulo, Cosmos, Icurana, Vilar Carioca, Inhoaíba, São Jorge e Cândido Magalhães – foram fechadas depois de terem sido vandalizadas. A maioria das estações estava inoperante desde 2018.

No projeto de reforma, foi levada em conta a necessidade de minimizar problemas graves no sistema, como depredação e calote, com substituição de painéis e portas de vidros por chapas metálicas vazadas, o que permite uma maior ventilação, fiação embutida e mecanismos das portas blindados.

Revisão das linhas

A Prefeitura do Rio também revisou as linhas do BRT que passam na região. A linha experimental LECD 33 (Campo Grande x Santa Cruz) parou de rodar. No mesmo trajeto, com paradas também nas estações reabertas, já está circulando a Linha 17, que tem intervalos menores e funciona das 4h à 0h, todos os dias da semana.

Nesta segunda-feira (27/09), entra em operação a nova Linha 14, também com intervalos menores. Em vez de partir do Terminal Campo Grande, o serviço sairá da estação Santa Eugênia, em Paciência, seguindo até a estação Salvador Allende, no Recreio dos Bandeirantes. A linha vai funcionar nos dias úteis (segunda a sexta-feira), nos horários de pico (4h às 8h e 16h às 20h), com paradas na ida e na volta em todas as estações abertas na Cesário de Melo, a partir da Santa Eugênia, e nas estações Curral Falso, Recreio Shopping, Gláucio Gil e Salvador Allende.

Foto: Prefeitura do Rio