PUBLICIDADE

arte & cultura

Coordenadoria da Igualdade Racial do Rio lança mentoria para produtores culturais negros

A Coordenadoria Executiva de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura do Rio (CEPIR), vinculada à Secretaria de Governo e Integridade Pública (SEGOVI), acaba de lançar o LabCepir, uma iniciativa para orientar produtores negros e negras sobre a participação em editais culturais do município. A ação foi elaborada em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura.

A primeira atividade é focada no edital Cultura do Carnaval Carioca, lançado pela Secretaria Municipal de Cultura e que destinará R$ 3 milhões a 125 grupos ligados ao carnaval de rua do Rio. As inscrições vão até 1º de julho.

Os interessados em receber a orientação da CEPIR podem entrar em contato pelas redes sociais do órgão (@cepir.rio) ou pelo e-mail lab.cepir@gmail.com, informando nome, endereço e uma breve descrição da ideia que pretendem executar. A mentoria será ministrada conforme a demanda, após a triagem dos projetos inscritos.

Para cada realizador serão ofertados até dois encontros virtuais, nos quais a equipe do LabCepir dará orientações quanto à escrita dos projetos e aos parâmetros, etapas e cronogramas dos programas de fomento da Prefeitura.

“Com uma iniciativa simples estamos combatendo problemas graves no acesso às políticas culturais, que é sempre mais difícil para pessoas negras e moradores de áreas distantes do Centro e da Zona Sul”, afirma Jorge Freire, coordenador executivo da Coordenadoria Executiva de Promoção da Igualdade Racial. “Por meio desse suporte mais cuidadoso, conseguimos desmistificar o processo de escrita de um projeto e, consequentemente, diversificar o universo de inscritos”.

Foto: Prefeitura do Rio