PUBLICIDADE

Rio de Janeiro / Cotidiano

Dia das Crianças é comemorado no Hospital Municipal Salgado Filho

A Equipe de Terapia Ocupacional do Hospital Municipal Salgado Filho (HMSF), no Méier, uma das principais emergências da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou nesta quinta-feira (14/10) uma ação de promoção e educação em saúde em homenagem ao Dia das Crianças, com direito a entrega de doces e presentes na ala de pediatria.

A atividade, idealizada pela terapeuta ocupacional e brinquedista Patricia Zymermaen Raiboptt Labre, que atua no serviço de pediatria do HMSF desde 2007, contou com crianças e adolescentes, além dos acompanhantes. “ As crianças, além de abraçarem e brincarem com o Zé Gotinha, aprenderam a importância do uso da máscara e a limpeza das mãos com álcool em gel. No trabalho de hoje a gente conseguiu fazer uma criança ir para o centro cirúrgico sem chorar, e isso mostra o valor do processo terapêutico na medicina”.

O coordenador de Infraestrutura e Logística, Ari Queiroz, um dos principais parceiros do hospital e que atua no Salgado Filho há 20 anos, foi quem deu vida ao “Zé Gotinha”:  “Eu faço Papai Noel, Páscoa, Festa Junina, Dia das Mães, várias festas. Então isso me engrandece. Só
o fato de humanizar, isso conforta a gente, de se colocar no lugar do outro. E o nome não é caridade, é humanização. Esse trabalho no Salgado é um trabalho de paixão. Não só aqui, porque fazemos em outros lugares também, mas aqui no Salgado é mais especial”.

As mães dos pacientes internados no hospital também participaram da atividade. Luana Maýra, mãe da Emanuelle, relata que ficou emocionada com a oportunidade de ver a filha comemorar o Dia das Crianças, mesmo internada: “ Pela brincadeira, a musiquinha, os presentinhos, eu achei uma excelente ideia. Foi muito divertido”.

Foto: Rodrigo Leão / Prefeitura do Rio