PUBLICIDADE

Rio de Janeiro / Saúde

Hospital Ronaldo Gazolla ganha centro de reabilitação pós-covid

A Prefeitura do Rio inaugurou nesta terça-feira (29), no Hospital Municipal Ronaldo Gazolla (HMRG), em Acari, o centro de reabilitação para pacientes que apresentam sequelas pós-infecção pelo coronavírus. Maior referência para internação de pacientes com covid-19 na pandemia, não só na cidade do Rio de Janeiro, mas em todo o estado, o HMRG passa a contar com um espaço de 2.400 metros quadrados com especialidades dedicadas ao tratamento de sequelas físicas, mentais e até emocionais impostas pela doença. A abertura do centro de reabilitação é fruto de uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde com o Movimento União BR e com apoio da Fiocruz.

No auge da pandemia, o HMRG foi ampliado e se tornou, em 2021, o hospital com o maior CTI da América Latina, na ocasião, exclusivamente voltado à internação de pacientes com covid-19. São 420 leitos, sendo 280 CTIs e 140 de Clínica Médica. Agora, com o centro de reabilitação, a unidade oferecerá tratamento direcionado a pessoas que sofrem com diversos transtornos após contrair o vírus, algumas após longo período de internação em estado grave. Entre os quadros mais comuns apresentados por esses pacientes estão problemas respiratórios, circulatórios, musculares, neurológicos, fadiga crônica e até sintomas de depressão e ansiedade.

“A criação do centro de reabilitação aqui no Ronaldo Gazolla é muito significativa. É a etapa final de um trabalho de dedicação e excelência da unidade para salvar vidas. Infelizmente, houve muitas mortes nessa pandemia, pois a covid-19 é uma doença grave e cruel, mas cada um dos profissionais desse hospital se dedicou ao máximo para cuidar dos pacientes e acolher as famílias nesse momento de sofrimento. Agora é a hora de ajudar os pacientes que sofrem com as sequelas a superarem essas dificuldades impostas pela doença, e tenho certeza de que a dedicação e a excelência dos profissionais serão as mesmas”, disse o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

As obras e instalações do centro de reabilitação são resultado da parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Movimento União BR. A entidade articulou e captou com empresas e instituições R$ 5 milhões. Com o valor arrecado foi possível realizar as obras para a readequação da área do hospital, revitalizar os elevadores, comprar insumos e equipamentos de saúde, TVs, sistema de ar condicionado, não só para as áreas assistenciais, mas também para o auditório. O trabalho foi realizado com a gestão operacional do Instituto da Criança, uma das instituições parceiras do Movimento União BR. Já a Fiocruz, por meio do Programa Unidos contra a Covid-19, também angariou recursos ao lado de parceiros e contribuiu para a idealização e concretização do novo espaço.

“Essa entrega realizada hoje demonstra a força da sociedade civil para gerar resultados em prol de todos. O Movimento União BR e seus parceiros estão muito honrados em apoiar este projeto tão grandioso, resultado da nossa campanha do Pacote do Bem, iniciado em 2021″, disse a fundadora do Movimento União BR, Tatiana Monteiro de Barros.

O centro de reabilitação pós-covid-19 do Hospital Ronaldo Gazolla contará com áreas especializadas em neurologia, cardiologia, endocrinologia, pneumologia, psiquiatria, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, nefrologia, entre outras. Um ginásio dedicado à fisioterapia atenderá pacientes com dificuldades de locomoção e terá capacidade de atender até 1.500 pessoas por mês. O centro de imagens do hospital, que foi ampliado, vai auxiliar no diagnóstico preciso de complicações decorrentes da doença e auxiliar na reabilitação e na recuperação da qualidade de vida, da saúde e da autoestima dos pacientes. Com o novo serviço, o Gazolla passa a ser o maior ambulatório da cidade.

Sobre o Movimento União BR

O União BR é um movimento nacional apartidário que reúne voluntários de todo o Brasil e foi fundado no início da pandemia no País, em março de 2020. Presente em 24 estados, já beneficiou mais de 15 milhões de pessoas e arrecadou mais de R$ 300 milhões, usados na doação de equipamentos de proteção individual (EPI), na aquisição e distribuição de toneladas de alimentos, na criação de leitos, equipamentos e insumos hospitalares e na gestão de cursos.

O Movimento União BR liderou doações de usinas e mini usinas de oxigênio para o Estado do Amazonas, na campanha SOS Manaus, e auxiliou na geração de renda para os manauaras. Também atuou no SOS Bahia, apoiando a reconstrução do Estado após as fortes chuvas no sul da região, no final de 2021. A instituição articulou ainda o envio de alimentos e produtos de saúde para os refugiados da guerra na Ucrânia

O Movimento União BR, que é parceiro do Instituto da Criança, foi vencedor do Prêmio Empreendedor Social 2020 e do prêmio Escolha do Leitor de 2021; é reconhecido pela ONU como case mundial. Sua missão é realizar o trabalho assistencial, a fim de promover um legado nos lugares em que atua, formando um hub de ajuda emergencial. Mais informações: www.movimentouniaobr.com.br | @movimentouniaobr

Doadores que participaram por meio do Movimento União BR para a modernização do HMRG:

Sulamerica

Instituto Coca Cola Brasil

Instituto Helda Gerdau

Coca Cola Brasil

Olimpio Matarazzo Neto

Maria Alice e Michael Klein

Movimento Bem Maior

Somos Um

Rede D’Or

Ambev

Global Brazil

Vedacit

Instituto XP

Doadores mobilizados pela Fiocruz no Programa Unidos contra a Covid-19:

MRS

The UK Online Giving Foundation

Messer

Auto Viação Reginas

Degrade Sign Letreiros

LBQ Engenharia

Dream & Spiridon Promoções Esportivas

Ministério Público do Trabalho

 Fiocruz

Fotos:Prefeitura do Rio