PUBLICIDADE

Rio de Janeiro / Saúde

Medo dos estigmas de exagero gera movimento de busca pela naturalidade em procedimentos estéticos médicos

‘Preservar a anatomia e a individualidade é fundamental’, diz a cirurgiã plástica Ana Carolina Chociai

É certo que o chamado padrão de beleza existe e é cultuado desde sempre. Mas, procedimentos que até bem pouco tempo eram considerados sonho de consumo por muitos, agora estão em franca decadência, já que o conceito “Quiet Beauty” (algo como “menos é mais”) mostra força e tendência para a obtenção de resultados esteticamente mais naturais.

Dra. Ana Carolina Chociai / Créditos: Divulgação

Em Curitiba, a cirurgiã plástica Ana Carolina Chociai – responsável técnica da conceituada Clínica Chociai – tem se aprimorado em procedimentos minimamente invasivos, sendo reconhecida nacional e internacionalmente pela excelência na utilização dos recursos da tecnologia laser para promover a beleza responsável.

“Nos últimos anos, o mundo da estética tem visto uma crescente tendência de tentativa de reversão de procedimentos estéticos. Muitos pacientes, que anteriormente optaram por intervenções como preenchimentos faciais, botox e outras ações nesse âmbito, estão agora buscando opções para reverter esses tratamentos, na tentativa de sustentar uma aparência mais natural e equilibrada”, avalia a médica.

Passada a euforia e a forte onda de adesão a tratamentos estéticos – como a chamada harmonização facial, por exemplo – especialistas da área registram alta na procura por reversão ou retirada dos procedimentos. Segundo a Dra. Ana Carolina, o movimento atual reflete uma mudança significativa na percepção da beleza, com um foco maior no envelhecimento gracioso e na preservação da autenticidade.

“Na busca pela naturalidade, muitos pacientes, após algum tempo, percebem que os resultados de procedimentos exagerados podem não envelhecer bem, parecem artificiais. A tendência atual valoriza uma estética mais sutil, que realça a beleza natural sem exageros. Assim, a chave para evitar a necessidade de reversão de procedimentos estéticos no futuro é adotar uma abordagem moderada e bem planejada desde o início”, ensina cirurgiã plástica.

“Adotar uma abordagem equilibrada ao gerenciar o envelhecimento, permite que os pacientes mantenham uma aparência jovem e vibrante, sem comprometer a autenticidade. Evitar exageros em procedimentos estéticos não só preserva a naturalidade, mas também ajuda a prevenir complicações e a necessidade de correções futuras. Na Clínica Chociai, estamos comprometidos em ajudar os pacientes a atingir seus objetivos estéticos com segurança e bom senso, oferecendo tratamentos personalizados, que respeitam a anatomia e a individualidade de cada pessoa”, finaliza Ana Carolina.