A temporada regular da NBA termina no próximo domingo (16) e reserva fortes emoções para esta reta final. A repescagem, ou play-in, que começa no dia 18, ampliou a competitividade, e os últimos cinco dias prometem em todas as partes da tabela. Os playoffs começam no dia 22.
Conferência Leste
A briga pela liderança do Leste continua acirrada. O Philadelphia 76ers já poderia estar com a primeira colocação garantida, algo que não acontece desde a temporada 2000/01. Porém, perderam a chance na derrota para os Pacers na última terça-feira (11). No retrovisor dos Sixers, estão Brooklyn Nets, que devem contar com a volta de Harden nesta reta final de temporada regular, e o Milwaukee Bucks de Giannis Antetokounmpo e cia.
Já na briga pelas vagas diretas nos playoffs, os Celtics ainda têm chances remotas de se classificar diretamente. Para isso, precisam ganhar as três últimas batalhas e os Knicks perderem as três. A boa notícia para Boston é que os dois ainda se enfrentam.
A disputa pelo play-in está bem acirrada. Para melhorar, Hornets e Wizards ainda se enfrentam na última rodada, em Washington. O Chicago Bulls ainda tem chances remotas. Precisa ganhar todas e os Wizards perderem todas. É uma tarefa bem complicada, já que ainda tem pela frente Brooklyn Nets e Milwaukee Bucks.
Conferência Oeste
Na disputa pela liderança do Oeste, o Utah Jazz está muito próximo de garantir a primeira posição. Mas, em caso de empate, o Phoenix leva a melhor, pois venceu os três jogos entre eles na temporada regular. Os Clippers e Nuggets têm calendários mais fáceis que o Phoenix Suns, em teoria. Tudo está em aberto na briga pelas primeiras posições.
A batalha pelas últimas vagas diretas para os playoffs prometem. Os Lakers conseguiram uma vitória suada contra os Knicks, na prorrogação, nesta terça-feira (11). Com isso, permanecem vivos na luta por vaga direta. O Portland Trail Blazers tem um calendário muito mais difícil que Mavericks e Lakers nesta reta final.
Para as vagas no play-in, o sétimo lugar está garantido para Portland, Dallas ou Lakers. Mais abaixo, Warriors, Grizzlies e Spurs jogam por melhores condições na repescagem da próxima semana. Pelicans e Kings ainda têm chances remotas, mas o nível dos calendários dificulta. O mais provável é que a última vaga do Oeste fique com o San Antonio.