PUBLICIDADE

Rio de Janeiro / Educação

O prefeito Eduardo Paes e o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, participaram nesta segunda-feira (07/02) do primeiro dia do ano letivo da rede de ensino. Nessa retomada das aulas, as atividades serão 100% presenciais. Todas as escolas foram preparadas para receber os alunos e também já iniciaram a entrega de uniformes e materiais pedagógicos.

“A prioridade, aqui, na cidade do Rio de Janeiro, desde o ano passado, sempre foi escola funcionando. Não tem nada mais importante que isso. Um dos efeitos ruins da pandemia foi que as crianças passaram o ano de 2020 inteiro sem aulas. Já no ano passado, nós retomamos, mas ainda com muita gente em ensino híbrido, que não é a mesma coisa. Temos  agora um tempo perdido a ser recuperado. Nossa rede de ensino é excepcional, funciona muito bem e possui profissionais dedicados. Tenho certeza que este ano será um período de muito aprendizado”, disse o prefeito Eduardo Paes, na Escola Municipal Pedro Ernesto, na Lagoa.

São 1.543 unidades de ensino e quase 670 mil alunos (669.504) atendidos na rede municipal, do berçário ao ensino fundamental. A volta às aulas é resultado de uma operação que foi planejada desde o ano passado, com o levantamento das necessidades da rede, realização de licitações, contratações e gerenciamento para entregas de material pedagógico e uniformes.

“Estou muito feliz em dar as boas-vindas aos nossos alunos e a todos os profissionais de educação. Trabalhamos muito nos últimos meses para que os kits pedagógicos e as apostilas pudessem estar aqui, hoje. Além disso, estamos retomando as atividades presenciais seguindo rigorosamente todos os protocolos sanitários, que preveem o uso obrigatório de máscaras nas escolas e a higienização constante das mãos, entre outras medidas. Nada substitui a escola, é o local mais seguro e adequado para uma criança estar”, afirmou o secretário de Educação, Renan Ferreirinha.

Confira os protocolos sanitários adotados pela Secretaria de Educação

Pais e alunos comemoram retorno às aulas presenciais

Pais e responsáveis não escondiam a satisfação pela volta integral do ensino presencial. A técnica de radiologia Débora Vieira Ribeiro enfatizou que a aprendizagem de seu filho Samuel, de 6 anos, é muito mais eficiente na escola do que as atividades remotas que são desenvolvidas em casa.

” É uma alegria muito grande ver o retorno das crianças para a escola, porque o aprendizado é sempre melhor na sala de aula do que em casa. Aqui, eles conseguem trocar conhecimento e experiência com outros coleguinhas. O Samuel foi vacinado contra a Covid-19 no sábado e não sentiu nada. Por isso, estou tranquila para a sua volta às aulas”,ressaltou a mãe.

Samuel, que vai estudar o primeiro ano do Ensino Fundamental na Escola Pedro Ernesto, estava feliz por retornar à sala de aula. Ainda do lado de fora, o menino se mostrou ansioso por conhecer os novos colegas de turma.

“Gosto de fazer amigos, estou muito feliz de voltar à escola. Parece que essa aqui é bem legal”. Espero que seja muito bom.

Foto: Fabio Motta/Prefeitura do Rio


PUBLICIDADE