PUBLICIDADE

Rio de Janeiro / Negócios

Evento reuniu mais de 2.088 palestrantes e players em 21 palcos simultâneos e multidisciplinares ao longo de seis dias na Cidade das Artes, e anunciou as datas da próxima edição: 26 a 31 de maio de 2026

 

Entre os destaques da programação estiveram nomes como Paulo Marinho (Presidente da Globo), Bella Freud (estilista), Paulo Correa (CEO da C&A), Mario Novello (cosmólogo), Mary Livanos (Diretora da Marvel), Lulu Santos, Dinho Ouro PretoIzaEsther Garcia (produtora de Almodóvar), Boni e BoninhoDaniela Beyruti (Presidente do SBT), Dustee Jenkins (Chief Public Affairs Officer Global Do Spotify) e Chris Brancato (Showrunner de “Narcos”)

  

 A sétima edição do Rio2C chegou ao fim neste domingo, após seis dias de intensa programação que movimentou a Cidade das Artes com painéis, shows, pitchings, rodadas de negócios, masterclasses e uma série de experiências para o público. Com a participação de grandes nomes da indústria criativa, o evento reafirmou seu protagonismo como o maior encontro de criatividade na América Latina.

“Nosso objetivo sempre foi transformar o Rio2C no principal ponto de encontro da criatividade na América Latina — e isso é uma realidade. Desde o início, trabalhamos com dois propósitos muito claros: fortalecer o papel da indústria criativa no debate nacional e valorizar a vocação do Rio de Janeiro como um polo natural de inovação cultural”, destaca Rafael Lazarini, fundador e CEO do evento.

Mais de 55 mil pessoas circularam pelo evento, que contou com 2.088 palestrantes e players — 130 deles internacionais, de 39 países —, 21 palcos simultâneos66 marcas parceiras74 instituições de diferentes setores da indústria criativa, 16 consulados e embaixadas20 eventos paralelos3 orquestras2 estudos inéditos e a distribuição de 5.579 ingressos gratuitos para 63 instituições sociais.

“O Rio2C é hoje prova viva de que essa indústria é robusta, articulada e capaz de gerar emprego, renda e impacto real na sociedade. Mais do que expandir em números, o nosso propósito é ampliar nosso impacto — oferecendo formação, promovendo conexões e impulsionando transformações concretas em toda a cadeia da economia criativa, no Brasil e na América Latina”, reforça Lazarini.

O evento contemplou diversos setores da indústria criativa, incluindo audiovisual, música, moda, esporte, propaganda e marketing, tecnologia, design, games, inovação, empreendedorismo e ciência, refletindo a diversidade e as múltiplas conexões entre os diferentes segmentos. Dando continuidade à sua vocação, o Rio2C já tem data para a próxima edição: 26 a 31 de maio de 2026, sempre com foco nas novas tendências que impactam o setor.

Sete Summits marcaram o primeiro dia do Rio2C

A programação começou na terça-feira (27) com sete Summits temáticos, que apresentaram discussões aprofundadas sobre os rumos da indústria criativa.

Grupo Globo celebrou os 100 anos de sua fundação no summit Acontece Globo, refletindo sobre seu legado e os próximos passos da empresa no cenário da comunicação. O Fashion System, fruto de uma parceria com a Iara, trouxe pela primeira vez a moda para o centro do debate no evento. Já o Creator Economy, com a Play9, reuniu criadores e especialistas para discutir as novas fronteiras do conteúdo digital.

Brands&Co, com curadoria da Forbes, abordou a interseção entre marcas e cultura. Voltado ao universo dos games e eSports, o Game+, em parceria com a Player1, mostrou a força crescente do setor. E o FAST Summit, realizado com a Samsung TV, discutiu a revolução do streaming gratuito com publicidade, apontando tendências que vêm moldando o consumo de audiovisual. Já o Meta Loves Music promoveu uma imersão sobre a conexão entre música, tecnologia e cultura, com foco em inovação, criação de conteúdo e bem-estar no ambiente digital.

Além dos Summits, o Rio2C recebeu o projeto “Por onde anda sua cabeça?”, conduzido pelo diretor Raoni Carneiro, que entrevistou personalidades de diversos setores em conversas abertas sobre criatividade, futuro e propósito.

Passaram pelo primeiro dia de evento nomes como Paulo Marinho (Presidente da Globo), Iza (cantora e apresentadora), Ib Kamara (Diretor Criativa da Off-White), Paula Lindenberg (Ceo da Diageo), Angélica (apresentadora), Daiane dos Santos (campeã mundial de ginástica), Paulo Corrêa (CEO da C&A Brasil), Milton Beck (diretor-geral do LinkedIn na América Latina), Teresa Penna (diretora da CazéTV) e Isaquias Queiroz (campeão olímpico de canoagem).

Três dias intensos com nomes fortes da indústria criativa

Nos três dias seguintes, os 21 palcos do Rio2C receberam nomes de peso de praticamente todos os setores da indústria criativa. Na quarta-feira, a produtora espanhola Esther Garcia (parceira de Pedro Almodóvar) e a executiva norte-americana Mary Livanos (Diretora Executiva da Marvel Studios) dividiram espaço com ídolos da música como Dinho Ouro PretoKiko ZambianchiPériclesBelo, Ferrugem, Marina Sena e Pedro Sampaio, além de estrelas da TV brasileira como Clara MonekeEduardo SterblitchLarissa ManoelaErika Januza e Paulo Vieira. Executivos como Tatiana Ponce, CMO da Natura, e Nathália Garcia, CMO do Bradesco também estiveram presentes.

Na quinta-feira, o evento seguiu com debates sobre criatividade, tecnologia, games, educação e esportes, reunindo personalidades como o cosmólogo Mario Novello, os diretores Boni e Boninho, a presidente do SBT Daniela Beyruti, a antropóloga e escritora Mirian GoldenbergPaulo Samia, CEO do UOL, e os artistas Xande de PilaresDuda BeatLulu SantosMarjorie EstianoFlávia AlessandraTiago IorcFelipe Ret e Gaby Amarantos.

Na sexta, foi a vez da música ganhar protagonismo com uma apresentação inédita da Orquestra Petrobras Sinfônica, que encantou o público ao interpretar trilhas sonoras de games. O dia também contou com discussões sobre sustentabilidade, narrativas no audiovisual e o impacto da representatividade feminina no funk, com participações da comunicadora Alice Pataxó, a diretora do BNDES Tereza CampelloValesca Popozuda, Adriane GalisteuMC CarolMilton Cunha e o showrunner norte-americano Chris Brancato (“Narcos”).

Negócios, conexões e oportunidades no Mercado do Rio2C

Um dos pilares do Rio2C, a área de Mercado é responsável por movimentar centenas de milhões de reais a cada edição. A iniciativa fomenta de forma expressiva a indústria criativa brasileira e a economia da cidade ao viabilizar negócios e desenvolver conteúdos que impactam diretamente a cadeia produtiva, gerando empregos e criando oportunidades para os setores audiovisual, editorial, musical e de games. Os números contabilizam 701 executivos, players e investidores, além de 1.110 projetos inscritos nos pitchings e rodadas de negócios. Além disso, o Mercado contou com dinâmicas de relacionamento e formação como one2many, think-thank, mentorias, masterclasses e workshops com os principais executivos da indústria.

Os Mercados do Rio2C contaram com a participação das grandes empresas mundiais. No audiovisual, estiveram presentes PBS (EUA), Grupo GloboInterMedya (Turquia), NetflixDynamo (Colombia),  BanijayAmazon StudiosRTVE (Espanha),  Warner DiscoveryCimarron (Uruguai), SBTFremantle (Reino Unido), RecordMediaToon (França), Warner/DiscoverySecuoya (Espanha) BandeirantesDori Media (Israel), DisneyAAA Entertainment (Nigéria), Paramount9Story (Canada), Boutique FilmesMedcom (Panamá),  Conspiração FilmesSubbota (Rússia), KondzillaUkbar (Portugal), Gullane.

No mercado de música, participaram SpotifyUniversal MusicDeezerSony MusicAmazon MusicBoa MúsicaOneRpmDowntown MusicSom LivreWarner Music e Alta Fonte, além de representenates de diversos festivais.


PUBLICIDADE