O Rio de Janeiro ganha uma nova galeria de arte, no Jardim Botânico, em uma casa da antiga vila operária do Horto, na zona sul da cidade, com abertura, no sábado, 20 de junho de 2026, de 17 às 20h.
É a FEMALUMA Rio, do carioca Pedro Nazar, que mora em Cascais, Portugal, onde nasceu a primeira FEMALUMA, há dois anos.
A mostra inaugural, intitulada “Entre”, tem 17 artistas contemporâneos, brasileiros e estrangeiros, e uma seleção de trabalhos de consagrados, que constroem o contexto histórico que sustenta a produção mais recente.
O título “Entre”, “remete a entrar em nossa casa, entre continentes, entre culturas e entre gerações, entre o moderno e o agora”, analisa Pedro Nazar.

Pedro Nazar
O nome da galeria é um anagrama, a partir da primeira sílaba do nome dos quatro filhos dos sócios, porque a ideia é que eles herdem e levem adiante este projeto.
A exposição
Nos primeiros ambientes da casa de 150m2, estão trabalhos de Suzana Queiroga, Marcelo Lamarca, Frida Baranek, Ana Coutinho e Rebeca Sellitti [Brasil], Joana Tubal [Portugal], Seon Ghi Bahk [Coreia do Sul] e Famakan Magassa [Mali], que investigam o corpo, a matéria, a memória e o sagrado, em pintura e escultura
– São oito vozes que falam do tempo que habitamos, avalia Nazar.
Nos espaços seguintes, obras de Amilcar de Castro e a dobra geométrica como gesto radical, Rubem Valentim e a geometria encantada, em que o rigor formal carrega a força dos orixás, Cícero Dias e o sonho nordestino que atravessou o Atlântico — compadre de Picasso, filho do engenho, pintor de um Brasil que cabia em toda a extensão da imaginação, Abraham Palatnik e a luz como matéria, o movimento como linguagem, Antonio Bandeira e o lirismo informal que transborda fronteiras. Wanda Pimentel e a geometria austera da série “Invólucros” — superfícies precisas que encerram em si uma tensão silenciosa, quase secreta, e Vieira da Silva e o labirinto como forma de pensar o mundo.
E mais a figuração de Glauco Rodrigues e seu tropicalismo crítico e irônico e o baiano Genaro de Carvalho, pioneiro de uma brasilidade que se recusa a ser apenas bela.
– Juntos, formam não uma linha do tempo, mas uma conversa, que só é possível dentro de uma casa — onde a arte, como a vida, acontece em ambientes que se abrem uns para os outros, celebra Pedro Nazar.
Quem é Pedro Nazar
Nazar [RJ, 1987-] se formou em Administração, cursou Psicologia e fez um MBA em Negócios no MIT [EUA]. Ele nasceu numa casa cheia de arte, um de seus melhores amigos é filho de marchand, com quem frequentava leilões, ateliês e feiras de arte na juventude. Aos 21 anos, passou a investir suas economias em obras de arte. Em 2019, a namorada, hoje esposa, engravidou, ele vendeu a empresa que tinha e mudou para Portugal para seguir seu sonho. Em 2024, abriu a primeira galeria em Cascais.
Serviço
FEMALUMA Rio | Exposição Entre
Abertura: sábado, 20 de junho de 2026
Em cartaz até 01 setembro 2026
Rua Alberto Ribeiro 4
Jardim Botânico – Rio de Janeiro
