PUBLICIDADE

Rio de Janeiro / Esporte

Brasileirão Feminino disputado é importante para a visibilidade da categoria

Foto: Priscila Pedroso

Por: Luhan Alves (sob supervisão de Claudia Mastrange)

Não é nenhuma novidade que o futebol feminino vem crescendo no Brasil. Mas, ainda falta muita coisa para não só melhorar o desenvolvimento do esporte na categoria, como valorizar o trabalho das jogadoras, comissão técnica e de todos envolvidos. E o Brasileirão Feminino A1 deste ano tem mostrado que há um progresso, o nível de competitividade está maior em relação aos outros anos.

O Corinthians, que conta com a maior e melhor estrutura do futebol feminino, já vê seus rivais paulistas também brigando pelas primeiras posições na tabela. O Palmeiras que investiu bem este ano no time feminino vem colhendo os frutos no Brasileirão. A equipe Alviverde é a que joga o melhor futebol até o momento e é uma das grandes favoritas na luta pelo título.

Santos e São Paulo também chegaram forte esse ano para a disputa do campeonato. Cristiane é o grande nome da equipe santista. A Maior artilheira da história dos Jogos Olímpicos está em sua terceira passagem pelo Peixe. Com as Sereias da Vila, foi bicampeã da Libertadores e campeã da Copa do Brasil. Já o São Paulo, depois de conquistar a Série A2 de 2019 e o acesso à elite, fez uma boa campanha no Brasileirão  do ano passado. O time conseguiu chegar à semifinal da competição, caindo para o Avaí Kindermann, posteriormente vice-campeão.

Cristiane é um dos nomes mais badalados do Brasileirão Feminino A1 Foto: Reprodução/Sereias da Vila

Destaque também para a Ferroviária, uma das camisas mais tradicionais do futebol feminino do país e a atual campeã da Libertadores. A equipe de Araraquara-SP investiu bastante para essa temporada, trazendo 12 jogadoras. O Real Brasília é uma das instituições mais novas do Brasileirão e tem alcançado degraus importantes nos últimos anos. O clube iniciou o projeto de futebol feminino em 2019 e faz uma campanha muito boa até o momento.

A dupla Gre-Nal, apesar de estarem iniciando seus projetos no futebol feminino, estão ali brigando por vaga na próxima fase. Flamengo e Avaí/Kinderman duas equipes tradicionais do futebol brasileiro, tentam recuperação para chegarem entre os 8 primeiros colocados.

Flamengo é a única equipe carioca que conta com um título Brasileirão Feminino Foto: Paula Reis/CRF

A disputa esse ano promete continuar bastante acirrada até o final do campeonato. E isso é bom demais para o futebol feminino. Ter várias equipes se estruturando, investindo e disputando as competições da categoria, faz com que o crescimento das mulheres em um esporte ainda com alguns pensamentos machistas, seja concretizado e valorizado.

Histórico do Campeonato

O Brasileirão Feminino é disputado desde 2013. Quando criado, passou a dividir o calendário da modalidade com a Copa do Brasil, que durou entre 2007 e 2016. Em 2017, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu terminar com a Copa do Brasil e criou a Série A2 do Campeonato Brasileiro, uma espécie de segunda divisão. Por isso, atualmente existem duas competições nacionais para as equipes profissionais, as Séries A1 e A2. Enquanto a primeira tem apenas 16 times participantes, a segunda é mais democrática, uma vez que conta com todos os campeões estaduais e por isso é disputada por equipes de todos os estados brasileiros.

Lista de Campeões

2013 – Centro Olímpico

2014 – Ferroviária

2015 – Rio Preto

2016 – Flamengo

2017 – Santos

2018 – Corinthians

2019 – Ferroviária

2020 – Corinthians

Transmissões

TV ABERTA

Band

TV FECHADA

SporTV

YOUTUBE

Canal Desimpedidos

STREAMING

MyCujoo