PUBLICIDADE

Rio de Janeiro / Cotidiano

Nota Carioca volta a funcionar após ataque hacker ao Datacenter da Prefeitura

A prefeitura do Rio informou que a Nota Carioca voltou a funcionar oito dias após um ataque hacker atingir o Datacenter da administração municipal. Apesar de estar novamente no ar, o sistema ainda apresenta instabilidade. Na terça-feira (23), o governo publicou um pacote de medidas no Diário Oficial para contornar alguns dos problemas causados pelo ataque cibernético.

Entre elas está o prorrogamento por 15 dias do prazo para a posse de novos servidores, por causa da suspensão temporária dos atendimentos relacionados à perícia médica, admissão, acumulação e exoneração. Os funcionários que estiverem em licença médica, sem alta, e com data prevista para retorno durante este período de indisponibilidade dos sistemas terão os afastamentos prorrogados também em 15 dias, automaticamente.

Na segunda-feira (22), os sistemas de pagamento da Secretaria de Fazenda foram restabelecidos e o pagamento dos salários dos servidores e fornecedores está garantido, assim como seus benefícios, de acordo com a Prefeitura.

Ainda não há previsão para o retorno de outros serviços municipais afetados pelo ataque cibernético, investigado pela Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática.

Confira na integra a nota emitida nesta quarta-feira (24):

NOTA PREFEITURA DO RIO – ATAQUE HACKER – ATUALIZAÇÃO

A Prefeitura do Rio informa que o site Nota Carioca e seus serviços já estão novamente disponíveis para a população, após o Datacenter municipal sofrer um criminoso ataque cibernético, no dia 15/08. Com este retorno, os cariocas também poderão emitir as notas fiscais que vão substituir os Recibos Provisórios de Serviços (RPS) emitidos durante a inoperância do sistema. O endereço para acesso aos serviços do Nota Carioca é https://notacarioca.rio.gov.br .

Na segunda-feira (22/08), os técnicos também conseguiram restabelecer os sistemas de pagamento da Secretaria de Fazenda. Com isso, o pagamento dos salários dos servidores e de fornecedores está garantido. Também foram depositados benefícios de servidores, como auxílio creche, auxílio moradia e auxílio medicamento.

Com o retorno do sistema de pagamento, a Secretaria Municipal de Habitação também, de forma antecipada, o depósito dos Auxílios Habitacionais Temporários.

Vale ressaltar que o site “prefeitura.rio” segue como plataforma de informações aos cariocas e só deixará de fazer este serviço quando todo o portal da Prefeitura estiver normalizado. Os perfis do município em redes sociais também estão à disposição da população, porque não foram atingidos pelo criminoso ataque hacker.

O Diário Oficial e seu banco de dados retornou na semana passada e pode ser acessado normalmente no endereço: https://doweb.rio.rj.gov.br .

Os servidores da IplanRio seguem com o trabalho ininterrupto para o restabelecimento total do Datacenter municipal e a volta de todos os sistemas. Aqueles que ainda não estão online permanecerão desta maneira até que todo o ambiente digital esteja seguro.

A prefeitura pede a compreensão dos cariocas e ressalta que os servidores seguem trabalhando 24 horas para recuperar o sistema na sua integralidade o mais rápido possível.  O ataque hacker ao Datacenter já foi registrado na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) para que o responsável possa ser identificado e punido. Mais informações estão sendo levantadas e serão repassadas às autoridades policiais.

Os avanços têm sido diários, mas o retorno total do Portal da Prefeitura, assim como todas as páginas de serviços ainda inoperantes, segue sem previsão.

Todas as informações sobre os serviços afetados e a orientação da Prefeitura para cada um deles estão disponíveis no site “prefeitura.rio”.

Foto : Pixabay