PUBLICIDADE

música

Orquestra Sinfônica Jovem Fluminense se apresenta no Bicentenário da Independência

Com patrocínio da CAIXA, a OSJF – Orquestra Sinfônica Jovem Fluminense, em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil, se apresenta no dia 30 de setembro , às 19 horas, no Teatro da CAIXA Nelson Rodrigues, no Centro – Rio de Janeiro – presencial e com transmissão ao vivo. Com direção musical e regência de Anderson Alves, o concerto é uma homenagem ao país e tem em seu na abertura do seu programa o Hino da Independência, música composta nos idos de 1824 por Dom Pedro I (melodia para poema de Evaristo da Veiga).

Clássicos de renomados compositores brasileiros, como Heitor Villa-Lobos, Chiquinha Gonzaga,  Guerra Peixe, Zequinha Abreu, dentre outros, serão executados no concerto. Formada por jovens músicos entre dezoito e vinte e dois anos, a apresentação da OSJF conta com a participação especial da soprano Juliana Sampaio.

 Resultado da parceria de sucesso iniciada em 2022, a CAIXA e o Geração de Sons têm como meta formar novos jovens músicos para transformar suas vidas, e de seus familiares, a partir do reconhecimento de oportunidades e acesso à cultura do país. Alunos da rede pública de ensino       do Rio de Janeiro, com polos de estudos em diversos bairros da cidade, como em Santa Cruz e em Duque de Caxias. A orquestra, com jovens entre dezoito e vinte e dois anos, tem como objetivo fortalecer e proporcionar a experiência dos jovens para o mundo do trabalho, prepará-los para as universidades, orquestras profissionais e bandas militares.

A parceria oferece, para estas crianças e jovens, aulas gratuitas de formação musical em violino, viola, violoncelo, trompa, trombone, trompete, tuba, clarineta, contrabaixo acústico, flauta doce, flauta transversal, percussão e canto e coral.

Um caminho para a conquista de representatividade social para todos os envolvidos, e já muito além do sonho, com a formação da OSJF e sua estreia no dia 23 de agosto, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com a participação mais que especial do cantor e compositor, João Bosco. Além da apresentação no dia 29 de agosto pela celebração do Dia Mundial da Juventude, realizada pelos grupos musicais formados pelo polo de estudos do projeto no bairro de Santa Cruz.

“Falar para estes jovens que eles podem sonhar com um futuro melhor é um presente já realizado. Através do patrocínio da CAIXA ao Geração de Sons, crianças e jovens já podem olhar adiante e vislumbrar a importância do existir, das possibilidades que já se abriram com os estudos de música, a estreia e apresentações da OSJF – Orquestra Sinfônica Jovem Fluminense”, reflete Estevão Roque, Coordenador Pedagógico do Projeto Geração de Sons.

CAIXA Geração de Sons unindo a música e a educação como oportunidade para jovens do Rio de Janeiro alçarem grandes voos, seja na música ou fora dela.

PROGRAMA:

Concerto Bicentenário da Independência

OSJF – Orquestra Sinfônica Jovem Fluminense

Participação especial: Soprano Juliana Sampaio

Músicas:

DOM PEDRO I – Abertura para a Independência

JOSÉ MAURÍCIO NUNES GARCIA – Te Christe Solum Novimus (moteto para soprano e orquestra)

W.A.MOZART – Aleluia de “Exultate Jubilate”

NUNO PEIXOTO – Graffiti N.3, baseado no tema popular ” A Rainha do Castelo” [estréia no Brasil]

H.VILLA-LOBOS – Prelúdio das Bachianas Brasileiras N.4

A.NEPOMUCENO – Batuque da “Série Brasileira”

CHIQUINHA GONZAGA | Arranjo: Anderson Alves – Gaúcho Corta-Jaca

 

ZEQUINHA ABREU | Arranjo: Anderson Alves – Tico Tico no Fubá

GUERRA-PEIXE – Maracatu da Suíte Pernambucana

Serviço:

Dia: 30 de setembro de 2022 | 6ªf | 19h
Concerto Bicentenário da Independência | OSJF – Orquestra Sinfônica Jovem Fluminense

Local: Teatro da CAIXA Nelson Rodrigues

Formação OSJF: 62 integrantes

Direção Musical e Regência: Anderson Alves

Participação especial: Soprano Juliana Sampaio

Endereço: Avenida República do Paraguai, 230 Centro

Informações: (21) 3509-9621

Bilheteria: Terça a Domingo, das 10h às 19h

Classificação: Livre

Ingresso único: R$2,00

Transmissão ao vivo pelo Canal: https://www.youtube.com/ibmerj

Patrocínio: CAIXA

Fotos: Marlon Saint