PUBLICIDADE

Rio de Janeiro / Cotidiano

Prefeitura apresenta o Plano Verão 21/22

A Prefeitura do Rio apresentou nesta terça-feira (05/10) o Plano Verão 21/22 com as principais ações preventivas adotadas por 34 órgãos do município. O objetivo é minimizar os impactos das chuvas na cidade e engajar o carioca na prevenção de risco. Coordenado pelo Centro de Operações Rio (COR), o planejamento estratégico é composto por 12 frentes de trabalho e estabelece parcerias com concessionárias de serviços públicos e órgãos do governo do estado.

De forma inédita, a Prefeitura antecipou diversas ações estratégicas antes do início do período chuvoso entre novembro de 2021 a abril de 2022. O Plano Verão integra todos os órgãos – que envolve 6.886 profissionais e 1.571 equipamentos – para promover uma atuação eficiente dos recursos públicos durante os eventos severos de chuva, com o foco no bem-estar e na preservação da vida dos cidadãos.

” Esse plano é a garantia para a população que a Prefeitura, com todas as suas limitações orçamentárias vividas neste ano, buscou se preparar para as chuvas de verão. Vamos ver um conjunto de ações da Secretaria de Conservação na limpeza de ralos, da Rio-Águas na dragagem de rios e obras importantes da Geo-Rio”, disse o prefeito Eduardo Paes, durante a divulgação do plano no Centro de Operações Rio (COR), na Cidade Nova.

O prefeito destacou que, por mais que a cidade se prepare, é necessário que os cariocas não se arrisquem em situações extremas. Lembrou que, por vezes, a força da natureza é capaz de superar qualquer tipo de medida preventiva.

“Vamos sempre lembrar que, por mais que a Prefeitura possa fazer, por mais recursos que se gaste, há situações extremas em que não há cidade que resista. Nessas ocasiões, vamos sempre pedir à população que fique em casa, que não se desloque, que deixe seus afazeres para depois, porque são momentos de emergência. Temos situações em que não há obra de drenagem, não há limpeza de galeria e de rua que possam resolver”, ressaltou Paes.

Foto: Prefeitura do Rio