A plataforma do Facebook anunciou nesta quarta-feira (26) que os perfis que compartilharem de forma frequente alegações falsas serão penalizados com alcance reduzido em todos os seus posts. O algoritmo da rede social já penaliza publicações consideradas falsas, com a mudança, um perfil que compartilhar esse tipo de conteúdo diversas vezes terá todas as publicações restritas.
Isso significa que um usuário pode aparecer menos para os amigos no feed de notícias. A rede social considera conteúdo falso aquele que foi checado por um de seus parceiros após denúncias dos usuários. No Brasil, a iniciativa de avaliar os posts começou em 2018.
O Facebook reformulou a notificação que avisa um usuário quando ele compartilhou um post que posteriormente foi considerado falso pelos parceiros. O aviso vai incluir o link que detalha a checagem de fatos e explicar as punições para quem distribui alegações falsas. As páginas que compartilham alegações falsas com frequência também serão penalizadas. A rede social vai exibir um aviso para os usuários quando eles forem curtir uma dessas páginas.