PUBLICIDADE

Rio de Janeiro / Cotidiano

Prefeitura divulga esquema de Réveillon 2022

A Prefeitura do Rio já anunciou como será a operação da festa do Réveillon na cidade. O planejamento seguiu as recomendações do Comitê Científico do município e tem como objetivo garantir a comemoração na virada de ano, com queima de fogos em dez pontos espalhados pela cidade, buscando evitar a necessidade de grandes deslocamentos por parte da população.

“ Queremos celebrar a passagem de ano de forma tranquila, segura e organizada. Tivemos uma reunião do Comitê Científico que confirmou a realização do Réveillon da forma apresentada pela Prefeitura. Também tivemos a autorização do Comitê Científico do governo do estado. Estamos fazendo de tudo para não incentivar grandes deslocamentos e grandes aglomerações!, afirmou o prefeito do Rio, Eduardo Paes.

A Prefeitura recomenda aos cariocas que escolham os pontos mais próximos de casa para assistir à festa, evitando deslocamentos desnecessários. É importante ressaltar que é obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação em bares, restaurantes e hotéis. É recomendado evitar aglomerações e usar máscara em ambientes fechados e com pouca circulação de ar.

Principal ponto do Réveillon carioca, Copacabana terá balsas na orla, garantindo 16 minutos de foguetório, e torres de som para tocar música ambiente e fazer a contagem regressiva. No entanto, haverá diversas restrições para chegar e sair do bairro: às 19h haverá bloqueio de veículos automotores (exceto automóveis de uso pessoal ou táxis com passageiros com comprovante de trabalho, residência ou hospedagem); às 20h começa o bloqueio de transporte público (ônibus e metrô); e às 22h o bloqueio será total.

“ Copacabana tem tratamento especial por ser o grande local de comemoração na cidade. O Réveillon de Copacabana é mostrado nas televisões de todo o mundo. Vai ser uma linda festa de virada de ano e espero que nos inspire e traga esperança. Que 2022 seja um ano melhor”, declarou o prefeito do Rio.

Queima de fogos

A Riotur apresentará queimas de fogos em dez pontos da cidade em substituição aos palcos com shows previstos anteriormente.

Copacabana –  dez balsas

Flamengo – três balsas

Barra da Tijuca e Recreio, em convênio com a ABIH.

Os demais bairros contemplados com shows pirotécnicos são:

Sepetiba – Praia de Sepetiba próximo ao número 1.500

Piscinão de Ramos –  Av. Brasil 8.666 (Colônia de Pescadores Z11)

Penha – Igreja da Penha ( Largo da Penha 19)

Ilha do Governador – Praia da Bica – Praça Jerusalém 33 – Esporte Clube Jardim Guanabara

Madureira – Parque de Madureira (Ruas Soares Caldeira 115)

Bangu – Estádio Moça Bonita (Rua Sul América 950)

Copacabana

Ao longo da Avenida Atlântica, 25 torres de som reproduzirão música lounge, que será a trilha sonora do Réveillon, sob a curadoria do DJ MAM. A transmissão será ao vivo pelo YouTube da Riotur, das 20h do dia 31 até 1h da manhã do dia 1º. A apresentação do DJ não será em palco na praia, ele estará em local fechado e somente poderá ser visto pelo YouTube.

A empresa organizadora do evento em Copacabana é a responsável pela montagem e desmontagem de toda a infraestrutura necessária, sonorização, iluminação, banheiros químicos, montagem de postos médicos, entre outras exigências.

CONTROLE DE ACESSO NA CIDADE E CIRCULAÇÃO

A partir 0h do dia 30/12/21:

Proibição de entrada de fretados na cidade. Três pontos de bloqueios e fiscalização.

A partir das 18h dia 30/12/21:

Proibição de estacionamento na orla de Copacabana e seus acessos. Menos 1900 vagas em Copacabana.

PRINCIPAIS INTERDIÇÕES / ALTERAÇÕES NO TRÂNSITO

A partir das 7h do dia 31/12/2021:

Bloqueio da pista da Av. Atlântica junto à orla para implantação da área de lazer, como ocorre aos domingos e feriados, incluindo, ainda, a pista da orla no trecho do Leme;

Inversão da mão de direção na Av. Atlântica na pista junto às edificações, também como ocorre aos domingos e feriados.

 A partir das 15h do dia 31/12/2021:

Interdição total da Av. Atlântica, incluindo a pista junto às edificações.

A partir das 19h do dia 31/12/2021:

Bloqueio dos acessos para veículos automotores a Copacabana: Ipanema, Lagoa (Corte de Cantagalo), Túnel Velho e Enseada de Botafogo.

Exceto automóveis particulares, ou taxis, com passageiros com comprovante de trabalho, residência, ou hospedagem.

A partir das 20h do dia 31/12/2021

Bloqueio de transporte público – ônibus e metrô

A partir das 22h do dia 31/12/2021:

Bloqueio total de acesso

Fechamento total dos acessos a Copacabana para todos os tipos de veículos automotores, inclusive moradores, trabalhadores e hóspedes.

INTERDIÇÕES ADICIONAIS

Aterro do Flamengo

A partir das 22h do dia 31/12/2021

Bloqueio da Av. Infante Dom Henrique (Aterro) para implantação da área de lazer, como ocorre aos domingos e feriados.

Foto: Prefeitura do Rio