PUBLICIDADE

Rio de Janeiro / Educação

Rio: volta às aulas com inscrições abertas para Batalha do Conhecimento, reforço e EJA

Nesta terça-feira (26/7), cerca de 670 mil alunos das 1.544 unidades da Rede Municipal de Ensino retornaram às aulas, do berçário ao ensino fundamental, além da Educação de Jovens e Adultos. 
 
Nesta retomada do ano letivo será dada a largada para a 32ª edição dos Jogos Estudantis, com a participação de aproximadamente 15 mil alunos, com idades entre 9 e 16 anos. 
Além de integrar toda a comunidade escolar, reforçando laços entre os alunos, 
a SME acredita que o esporte propicia o desenvolvimento da independência, autoconfiança, cooperação, respeito, solidariedade e responsabilidade. 
 
Os Jogos Estudantis 2022 estão divididos em duas modalidades: esportiva – Basquete, Futsal, Handebol e Voleibol –, e popular – queimado e cabo de guerra. 
A escola campeã será a que obtiver a maior quantidade de troféus de 1º lugar até o final dos jogos, previsto para novembro. 
 
Batalha do Conhecimento
Já na primeira semana de aulas começam as inscrições para a Batalha do Conhecimento, competição que faz parte de uma série de atividades para celebrar os 200 anos da Independência do Brasil, numa programação intensa para os alunos de todas as unidades escolares. A Batalha, que tem como objetivo construir o conhecimento de maneira dinâmica e coletiva, propõe atividades divididas em categorias, da Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos. A programação prevê ainda a realização de jogos, produção de poesias, apresentações de música, teatro e dança com os alunos da Rede e narrativas autobiográficas. A Culminância do projeto será no Festival Escolar da Independência, onde acontecerá a Etapa Municipal da programação do Projeto Rio Capital da Independência, na Cidade das Artes. As inscrições podem ser feitas até o dia  12/8  na própria unidade escolar.
 
Reforço Rio
Seguem abertas as inscrições para o programa de estágio no Reforço Rio, uma das estratégias que visa recuperar o aprendizado das crianças com diversas medidas, oferecidas também no contraturno escolar. 
As vagas são destinadas a estudantes de Licenciatura e/ou Pedagogia e curso de Formação de Professores.  Os interessados podem acessar link para inscrição aqui.
 
Educação de Jovens e Adultos
As inscrições para Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão abertas na Rede Municipal de ensino do Rio de Janeiro. São sete mil vagas disponíveis.   
Pessoas com mais de 15 anos podem se inscrever diretamente na unidade escolar desejada para retomar ou começar os estudos no Ensino Fundamental, em qualquer dia do ano, não há prazo final para a inscrição. Para saber mais sobre a EJA e consultar as opções de escolas disponíveis, os interessados deverão acessar a relação de unidades neste link ou entrar em contato com a Gerência de Educação de Jovens e Adultos pelos telefones: (21) 2976-2292 ou 2976-2307.
Fotos: Ana Clara Schwartz/SME