PUBLICIDADE

Rio de Janeiro / Cotidiano

Rodrigo Lombardi: vilão cheio de charme

Rodrigo Lombardi encarna o inescrupuloso Moretti, em “Travessia” e diz que o personagem só valoriza o prazer

Por Claudia Mastrange

Rodrigo Lombardi já chegou mostrando todo o potencial master de sedução ao viver seu primeiro protagonista, na novela “Caminho das Índias”, lá em 2009. Na ocasião, seu personagem Raj era um das pontas do triângulo amoroso formado ainda por Maya (Juliana Paes) e Bahuan (Márcio Garcia). Raj, que poderia ser rejeitado pelo público por ‘roubar’ a mocinha de seu amado, fez as telespectadoras suspirarem e acabou ganhando um final feliz ao lado de Maya. Agora, em “Travessia’, Rodrigo segue seduzindo e virando a cabeça da mulherada em cena e se destaca na pele do inescrupuloso Moretti.

O estilo sedutor do bonitão, vem ganhando cores fortes de vilania… Na trama, Moretti é empresário do ramo da Construção Civil, já foi amigo e sócio de Guerra (Humberto Martins), mas os dois se tornaram rivais após Moretti se envolver com a amada do parceiro, Débora (Grazi Massafera). Agora, ele mora em Portugal, é pai biológico de Chiara (Jade Picon), mas não faz ideia disso. Casado com Guida (Alesandra Negrini), é um tipo cerebral, e não engole a rasteira nos negócios que o levou a recomeçar a vida em outro país. Por isso, uma de suas prioridades é atrapalhar o atual projeto da construtora Guerra.

Em entrevista recente, o ator falou um pouco sobre as particularidades de “Travessia” e destacou que a trama traz uma nova linguagem: “As linguagens mudam, mas elas também se repetem. A Gloria (Perez), escrevendo essa novela ,está trazendo uma coisa que ao meu ver é inédita para ela, que é a vida cotidiana retratada por pessoas cotidianas, que não são vilões ou bandidos ou enamorados somente”.

Na visão de Rodrigo, os personagens criados pela autora mostram que ”todo mundo tem de tudo dentro de si” e que isso será mostrado ao longo dos capítulos do folhetim das nove da Globo: “Talvez seja a cópia mais fiel da realidade que tenho visto nas últimas novelas”, analisou. Em entrevista ao jornal O Estado de Minas, ele abordou o mesmo ponto: “Os personagens vão precisar quebrar regras, ir de encontro à sua ética, moral, valores e costumes. Vão usar aquela máxima de que os fins justificam os meios e cair na dúvida das pessoas, porque todo mundo é assim. Todos nós já fomos mal interpretados, erramos e machucamos alguém. O público consegue se reconhecer e refletir”, declarou.

O lado bom de Moretti, por enquanto, não tem sido mesmo muito ressaltado. Desde o início ele traiu o amigo e mostrou uma postura egoísta, inclusive quando desprezou a amante, Débora, para sair do país e salvar a pele. E a então namorada ‘oficial’ Leonor (Vanessa Giácomo) também foi descartada sem dó, quando decidiu recomeçar em Portugal. No atual momento, tem postura homofóbica com o filho e segue manipulando e ‘se divertindo”, inclusive ao disputar a atenção na atual mulher e da cunhada, que é sua ex. Esta, aliás, já começa a olhar para o lado e se interessa por Caique (Thiago Fragoso).

Para ele ética e moral não existem”

Casamento Guida (Alessandra Negrini) e Moretti (Rodrigo Lombardi), em Lisboa

Em entrevista ao site GShow, Rodrigo comentou que, para Moretti, a prioridade não é Guida nem Leonor: o que Morettii valoriza mesmo é o prazer. Pode ser com elas, sem elas, do jeito que for. É dessa forma que o ator enxerga seu personagem. “Eu [o] considero um hedonista, um cara que busca o seu prazer acima de tudo”, detalhou. “Não importa se tem alguém atrapalhando ou se ele vai quebrar a conduta correta, a ética e a moral. Pra ele isso não existe”, analisa o ator.

E depois de trair a confiança de seu sócio ao se relacionar com a namorada do então amigo, vem muito mais por ai, neste atual momento da trama. Nos próximos capítulos, Moretti será capaz de ameaçar a vida de Oto (Romulo Estrela) para não perder o conforto de sua vida. É que ele considera o rapaz um possível herdeiro e não se conforma com o envolvimento do hacker com Brisa (Lucy Alves), o que pode pôr seus interesses em risco,

Além das maiores cafajestadas e das coisas mais terríveis, o empresário tem outra característica desconcertante: Moretti faz tudo isso com um sorriso no rosto e uma piada na ponta da língua: “Ele busca fazer tudo com humor, o que é mais irritante ainda para as pessoas”, reflete Lombardi. “Quando a gente faz algo errado, sabendo que está errado, e ainda acha graça de tudo isso. Esse é o Moretti”, disse ao GShow.

E porque tantas mulheres acabam enredadas em tipos como ele que, com a voz envolvente e um ar conquistador, brincam com os sentimentos de quem a travesse seu caminho, apenas para seu deleite, não importando as consequências? A psicóloga Alessandra Augusto fala um pouco sobre esse comportamento abusivo, que pode ter a vertente do descaso e cinismo, mas também pode se encaminhar para o lado oposto, a violência “O comportamento abusivo é muito sutil. Por isso é até difícil da própria vítima identificar. Acha que fez alguma coisa que desencadeou esse comportamento no outro. Por vezes o próprio abusador não acha que está abusando; acha que é um direito. E isso pode acontecer também em relação à mulher com homem ou a relação de pais e filhos”, explica.

Moretti (Rodrigo Lombardi)

E como reforçar a autoestima para dar um basta e fazer as mudanças necessárias na vida? Deixar de ter a crença do desamparo, do desafeto, do desamor, da desvalorização. Porque é por aí que esse manipulador abusador entra. Colocando essas crenças. Esse indivíduo é envolvido por esse abuso psicológico. A psicologia faz esse trabalho de autoestima, autocuidado. Trabalha a autoestima e a pessoa pega confiança até perceber que é capaz de viver sem essa dependência emocional, financeira. Então ela consegue sair dessas relações abusivas e manipuladoras”, explica Alessandra Augusto.

Pausa anunciada

Um dos atores mais requisitados no elenco da Globo, Rodrigo tem sido presença constante nas produções da emissora. Em 17 anos de contrato com a emissora carioca, o ator quase não ficou fora do ar e passou por diversas novelas e até o “The Masked Singer Brasil”, onde atuou como um dos detetives. Mas, recentemente, ele disse que, assim como Giovanna Antonelli, pensa em puxar o ‘freio de mão’ e dar uma pausa na carreira de ator.

Mas isso não significa férias absolutas. Ele revelou, em entrevista para a jornalista Patrícia Kogut, do jornal O Globo, que sente vontade de ficar um período longe das câmeras e trabalhar nos bastidores, como autor e diretor. Ao comentar sobre algumas produções em andamento, declarou que tem alguns projetos por desenvolver: “Tenho alguns para produzir, mas, pela falta de tempo, emendando um trabalho no outro… Na pandemia, fiz o longa ‘Antes de acontecer’ e ‘Grande Sertão: Veredas’”, contou ele, revelando os planos para concluir seus objetivos. “Os meus projetos próprios estão bagunçados na gaveta. A qualquer hora pegarei cada um com uma paciência boa. Tenho vontade de dar uma parada aqui [TV] para meter a mão na massa. Como diretor e como autor”.

Vale destacar também a parceria de Rodrigo com Gloria Perez, com quem já trabalhou em Caminho das Índias (2009), Salve Jorge (2012) e A Força do Querer (2017). Em outra entrevista, o ator não poupou elogios à autora. “Depois de tanto tempo trabalhando juntos e de ver outras novelas e séries que ela fez, ao assistir, eu entendo como ela escreve, como ela funciona. Assim como ela é capaz de entender muito bem como alguém trabalha ao vê-lo em cena”, disse o artista. “Acho que o fato de fazer duas, três, quatro novelas dela me dá uma certeza, na primeira leitura do capítulo, de que eu já sei a velocidade e o que posso acrescentar. E quero emprestar o meu melhor para que aquilo ganhe um peso ainda maior”, disse

Falando em Glória, o personagem Moretti, na verdade , foi inicialmente pensado para ser vivido por Alexandre Borges. Ele acabou não fechando com a Globo e Rodrigo Lombardi foi escalado para essa missão. “Não ligo [de não ser a primeira opção] e tenho até sorte quando isso acontece”, declarou em entrevista ao jornal O Tempo. E isso aconteceu com o ator em alguns trabalhos, como “Passaporte para Liberdade”, “Carcereiros”, “Meu Pedacinho de Chão”, “Velho Chico” e “Caminho das Índias”.Ele não era a primeira opção do elenco inicial e acabou ‘herdando’ um papel nas produções. E deu conta, como ninguém.

Talento que venceu a timidez

Rodrigo Lombadi nasceu em São Paulo no dia 15 de outubro de 1976, filho do representante comercial Ari Lombardi e da dona de casa Rosetelma Lombardi. Estudou em vários colégios na infância, gostava de jogar vôlei e logo começou a se interessar por teatro. Seu primeiro contato com a dramaturgia foi em um grupo de teatro amador de São Paulo. Não conseguiu conciliar o trabalho e os ensaios e acabou saindo do grupo. Rodrigo já foi garçom e agente de viagens.

Quando começou a fazer alguns trabalhos em comerciais, sentiu que precisava estudar e foi fazer um curso no Senac. Nessa época, apareceu a primeira oportunidade de atuar em uma novela. Em 1998, ganhou o papel do personagem Henrique no remake de “Meu Pé de Laranja Lima”, de Ana Maria Moretzsohn, na TV Bandeirantes.

Neste mesmo ano, ingressou no Grupo Tapa. Trabalhou como contrarregra e participou de várias peças. Fez também alguns outros trabalhos na televisão, como as participações nas novelas “Marisol”, do SBT, e “Acampamento Legal” e “Metamorphoses”, da TV Record.

Depois de já ter feito vários testes para a Globo, foi selecionado pelo diretor Ricardo Waddington para o papel do mágico e hipnotizador italiano Zoltar na novela “Bang Bang”, de Mário Prata e Carlos Lombardi, que foi ao ar em 2005. Em 2006, interpretou o personagem Tadeu em outra novela de Carlos Lombardi: “Pé na Jaca”. Na trama, Tadeu era um padeiro, irmão do protagonista Lance, vivido por Marcos Pasquim.

Lombardi conta que era muito tímido no início da carreira e tinha medo até de dar bom dia para o diretor da novela, Ricardo Wadington. Mas, com o tempo, foi fazendo amizades e se soltou. Ele considera o Tadeu um dos personagens mais difíceis que já interpretou. “O volume de cena cresceu de seis cenas por dia para 25 com textos enormes. E o Marcos Pasquim tinha uma agilidade que me deu uma travada, não conseguia mais fazer. Eu entrava no estúdio, eu começava a rir, porque quando eu fico nervoso eu dou risada. Foi assim um mês. E, por incrível que pareça, o meu personagem cresceu e eu passei dessa fase”, contou.

No ano seguinte, viveu o jornalista galanteador Ciro Feijó na novela “Desejo Proibido”, de Walther Negrão. Em 2008, fez participações especiais no especial “Guerra e Paz” e no seriado “Casos e Acasos”. Em sua estreia no horário nobre da Globo, interpretou seu primeiro protagonista: o Raj, de “Caminho das Índias”, em 2009. O sucesso, que inclusive rendeu um Emmy à novela, então se consolidou e ele não parou mais.

Atuou em “Passione”, protagonizou o remake de “O Astro”, encarnando o icônico Herculano Quintanilha, vivido brilhantemente por Francisco Cuoco em sua primeira versão. Destacou-se ainda como o mocinho de Salve Jorge (2012), outra novela de Gloria Perez; além de Meu Pedacinho de Chão (2014) e Verdades Secretas (2015).

Com informações: Memória Globo

Foto: TV Globo e Divulgação