PUBLICIDADE

Estado / Rio de Janeiro

Cláudio Castro é reeleito governador do Rio no primeiro turno

O governador Cláudio Castro (PL) foi reeleito no primeiro turno governador do Rio de Janeiro, com quase 60% dos votos. Às 20h45 deste domingo (2), com 91,33% das urnas apuradas, a vitória do advogado de formação e cantor gospel foi matematicamente confirmada — ele será o 64º mandatário do Palácio Guanabara.

“Quero agradecer de coração a confiança e a esperança que milhões de fluminenses depositaram hoje no meu nome. Hoje o povo do Rio de Janeiro mostrou, com o seu voto, que aprova o caminho que nós estamos trilhando”, postou Cstro nas redes sociais.

“A vitória de hoje não é só minha. Ela é de todos aqueles que amam o Rio de Janeiro. De todos os que sonham e lutam para que o Rio ocupe de fato o lugar que nos pertence: que é ser o orgulho do Brasil. Que Deus nos guie e nos ilumine sempre. Muito obrigado, Rio de Janeiro!”, emendou.

Brancos: 591.576 (5,98%); nulos: 899.276 (9,09%); abstenção: 2.915.468 (22,76%)

Castro ganhou em 91 dos 92 municípios do estado. Só perdeu em Niterói para Rodrigo Neves. Em 11 municípios, o governador reeleito obteve mais de 80% dos votos.

De vice a titular

Formado em direito, Castro, 43 anos, foi chefe de gabinete da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) por 12 anos. Em 2016, foi eleito vereador da cidade do Rio. Em outubro de 2018, foi eleito vice-governador na chapa com Wilson Witzel. Após o impeachment de Witzel, Castro tomou posse como governador efetivo em 1º de maio do ano passado.

Concorreu à reeleição pela coligação Avante/DC/MDB/PL/PMN/Podemos/PP/PROS/PRTB/PSC/PTB/Republicanos/Solidariedade/União Brasil. O ex-prefeito de Duque de Caxias e ex-deputado federal, Washington Reis (MDB), de 55 anos, era o vice da coligação, mas renunciou. O atual vice é o deputado Thiago Pampolha.

Foto: Agência Brasil