PUBLICIDADE

Estado / Rio de Janeiro

Governo do Rio proíbe a cobrança de taxas adicionais por ar-condicionado em carros de aplicativo

Devido a inúmeras denúncias em relação à cobrança de taxa extra por ar condicionado, usuários de aplicativos se recusam a aceitar tal exigência dos motoristas. A medida aplicada nesta semana já foi publicada no Diário Oficial e deve ser cobrada por passageiros que usufruem do serviço.

De acordo com a Secretaria de Defesa do Consumidor, a prática é considerada abusiva e, por isso, todos os aplicativos devem passar a ligar o ar-condicionado durante a corrida. A nova norma exige que as plataformas informem em relação ao uso do aparelho em todas as categorias.

Os carros que estiverem com o ar-condicionado quebrado vão precisar sair do aplicativo, enquanto a situação não for normalizada. De acordo com a prefeitura, a decisão de desligar o ar-condicionado durante a corrida cabe somente ao passageiro.

Muitos motoristas argumentam que o preço do combustível aumenta quando o aparelho é ligado. Por outro lado, motoristas não são obrigados a passar por esse transtorno, agravado ainda mais durante o verão intenso do Rio de Janeiro.

Governo do Rio proíbe a cobrança de taxas adicionais por ar-condicionado em carros de aplicativo