PUBLICIDADE

motivacional

Dividida em dois dias, a pré-seleção vai receber jovens no Complexo do Alemão e no Instituto Hypolito

 

Clique Para Download

Em agosto a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil desembarca no Rio de Janeiro para realizar duas pré-seleções para a unidade em Joinville (SC). No dia 18 de agosto (segunda-feira), a partir das 9h, a Escola estará no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, no projeto Vidançar, realizando uma pré-seleção para crianças de comunidades do Rio de Janeiro e projetos sociais.

No dia 19, será realizada pela primeira vez uma pré-seleção no Instituto Hypolito de Ginástica, no Rio de Janeiro. A ação acontece no dia 19 de agosto, às 9h30, na sede do instituto, que leva o nome dos campeões brasileiros Diego e Daniele Hypolito, na Penha.

Na pré-seleção, profissionais do Bolshoi analisam as habilidades físicas e artísticas dos candidatos, como flexibilidade, projeção cênica, postura e biótipo.

Podem participar meninas nascidas em 2015 e 2016 (ingresso 1º Ano) e 2008 a 2014 (ingresso em turmas avançadas) e meninos nascidos de 2014 a 2016 (ingresso 1º Ano) e 2008 a 2013 (ingresso em turmas avançadas).

Clique Para Download

Os testes

Para os candidatos com experiência em dança, que ocorrerá exclusivamente no projeto Vidançar, meninas nascidas de 2008 a 2014 e meninos nascidos de 2008 a 2013, a avaliação ocorre por meio de uma aula de balé específica, na qual os profissionais do Bolshoi analisam a habilidade dos participantes em executar exercícios básicos nas barras, no centro e, para as candidatas femininas, no uso de sapatilhas de ponta. Os aprovados nessa fase, são convidados a vivenciar por uma semana a rotina da Escola Bolshoi e concluir os testes na instituição.

Quanto às crianças que ainda não dominam a arte da dança, que fazem o teste para ingresso no 1º ano da Escola Bolshoi, meninas nascidas em 2015 e 2016 e meninos nascidos de 2014 a 2016, o teste é lúdico, envolvendo atividades como saltar, tocar os pés sem dobrar os joelhos e outros exercícios pertinentes ao desenvolvimento da dança. Através desses movimentos, os avaliadores analisam as habilidades das crianças para assimilarem o Método Vaganova, utilizado no ensino de dança clássica na Escola Bolshoi.

As crianças aprovadas na pré-seleção, avançam para a última etapa do processo de admissão, realizada em outubro, na cidade de Joinville/SC, onde disputam uma vaga para o curso de Dança Clássica na Escola Bolshoi, com ingresso no 1º ano da instituição em 2026.

 

Oportunidade

Atualmente, a Escola Bolshoi têm 11 crianças oriundas de projetos sociais e comunidades do Rio de Janeiro, incluindo o Complexo do Alemão, Complexo do Chapadão, Cidade de Deus, Complexo da Maré, Baixada Fluminense e Bento Ribeiro. Todas passaram pela pré-seleção e hoje têm suas vidas transformadas, assim como as de suas famílias. Através da dança, essas crianças não apenas se tornam artistas, mas também cidadãos, com novas perspectivas e oportunidades. Um exemplo inspirador é Luis Rego, ex-aluno da Escola Bolshoi, que, vindo do Complexo do Alemão, agora atua na renomada companhia Dance Theatre of Harlem, em Nova York, comprovando que a arte é capaz de transformar vidas e mudar o mundo.

 

Escola Bolshoi benefícios

A Escola Bolshoi concede 100% de bolsas de estudo para todos os aprovados. Além de ensino gratuito, os alunos recebem benefícios como alimentação, transporte, uniformes, figurinos, assistência social, orientação pedagógica, assistência odontológica preventiva, atendimento fisioterápico, nutricional e assistência médica de emergência/urgência pré-hospitalar. Para isso devem apresentar bom rendimento na Escola Bolshoi e também no ensino médio e fundamental, pois a ausência de boas notas implica na perda da bolsa de estudo no Bolshoi. Os alunos recebem educação, aprendem uma profissão, exercitam responsabilidade e constroem cidadania.

O complexo escolar é formado por salas para aulas de balé, estúdios de música, ateliê, núcleo de saúde, biblioteca, cantina, espaços culturais e dois laboratórios cênicos. Cerca de 6 mil metros quadrados de absoluta dedicação profissional ao ensino. Espaço ideal para formar artistas da dança dentro da metodologia do Teatro Bolshoi.

A Escola é uma instituição, com personalidade jurídica, de direito privado, sem fins lucrativos, que tem apoio da Prefeitura Municipal de Joinville, do Governo do Estado de Santa Catarina e dos “Amigos do Bolshoi”, empresas e pessoas físicas socialmente responsáveis que contribuem com o projeto por meio de serviços prestados e patrocínios não incentivados ou incentivados por leis de incentivo à cultura municipal, estadual e federal. A Escola Bolshoi conta com o patrocínio de empresas como: Caixa, Philco, Diamante Energia, Whirpool, Aurora, BRDE, Engie, Havan, Nidec, Supermix, TKE, Ventisol e demais Amigos que contribuem com a arte no país.

Empregabilidade

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil disponibiliza para o mercado de trabalho da dança não só bailarinos com formação de qualidade, mas também pessoas conscientes do seu papel na sociedade.

A Escola já formou 474 bailarinos e 74% atuam na área da dança pelo Brasil e Exterior. A empregabilidade relaciona-se com a realidade de todo e qualquer profissional. Atualmente os jovens formados no Bolshoi Brasil atuam em 26 países e em 5 continentes.

 

Escola do Teatro Bolshoi no Brasil

Serviço:

Pré-Seleção no Vidançar

Data: 18 de agosto

Local: Avenida Itaoca 1975, sala 201, Inhaúma, Rio de Janeiro/RJ

Horário: 9h

Quem pode participar: Crianças de projetos sociais, ongs e comunidades

Meninas: nascidas 2015 e 2016 (ingresso 1º Ano) e 2008 a 2014 (ingresso em turmas avançadas)

Meninos: nascidos de 2014 a 2016 (ingresso 1º Ano) e 2008 a 2013 (ingresso em turmas avançadas).


PUBLICIDADE