PUBLICIDADE

Rio de Janeiro / Saúde

Hora de reforçar a imunidade

Imunidade é a capacidade que nosso corpo tem de nos defender contra os causadores de doenças, também chamados de patógenos. Em plena pandemia, é hora de dar ainda mais atenção aos cuidados com a saúde e o bem estar. De acordo com o clínico geral Carlos Reginato, é fundamental reforçar a imunidade. Além de buscar a imunização – com vacinas específicas, como as que estão sendo aplicadas conta a Covid-19 -, vale estar atento à alimentação e outros fatores. É um reforço a mais na batalha para garantirmos uma vida mais saudável nesses novos tempos.

Possuímos dois tipos de imunidade. Natural: aquela que já temos dentro do corpo, ou seja, a imunidade independente de contato com os causadores de doenças (vírus, fungos, bacterias, são alguns deles). E adquirida que, como o próprio nome diz, é aquela que vamos adquirindo ao longo da vida, através do contato com os causadores de doenças.

“Para ter uma excelente imunidade natural, é preciso cuidar muito bem do metabolismo (o motor do organismo) fornecendo ortomoleculares (hormônios, vitaminas, minerais, enzimas), limpezas também chamadas de detox, hidratação adequada (adulto saudável deve tomar de 2 a 3 litros de água por dia) e um estilo de vida saudável para o corpo e mente. Assim a imunidade consegue trabalhar com o máximo de eficácia sempre”, afirma Carlos Reginato.

O médico Carlos Reginato: três pilares para a vida saudável (Foto: Divulgação)

A falta de equilíbrio e harmonia do que o médico chama de “Os três pilares da vida saudável” (corpo x mente x energias) favorecem o enfraquecimento da saúde física e mental, o que diminui a “força” do sistema imunológico e facilita o surgimento de doenças.

Quer ter uma imunidade muito boa? Sempre consulte um médico para que ele avalie sua saúde e dê orientações específicas com base nas suas necessidades e condições atuais de saúde.

E quais são os ‘vilões’ da nossa saúde, aqueles que colocam em risco a nossa imunidade? “De uma forma geral, a imunidade pode ‘diminuirr’ quando ingerimos alimentos não saudáveis em excesso (frituras, doces, bebida alcoólica, alguns industrializados). Sedentarismo, estresse mental, ansiedade,falta de contato com a fé, o divino (seja de origem religiosa ou não) também são fatores negativos”, afirma Carlos Reginato.

Alguns alimentos ajudam a manter a saúde corporal e a imunidade, como frutas (ricas em anti oxidantes); sementes oleaginosas como castanhas, amêndoas (ricas em minerais e boas gorduras) e vegetais frescos. “Além de ricos em nutrientes, eles ajudam a melhorar a qualidade de funcionamento do intestino para que ele absorva mais e melhor todos os nutrientes que estimulam a imunidade”, explica o médico, que preparou para a Mais Rio de janeiro, uma dica de ‘shot da imunidade, um belo reforço matinal para a saúde corporal. Experimente.

 

Shot matinal da imunidade

Tome pela manhã, preferencialmente em jejum.

Ingredientes:

Suco de 1 limão

100 ml de água temperatura ambiente ou água de côco natural

10 gotas de própolis verde

Glutamina 5 gramas

Fotos: Pixabay