PUBLICIDADE

Rio de Janeiro / Saúde

Quadra da União da Ilha é novo ponto de vacinação no Rio

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Subprefeitura das Ilhas, inaugurou nesta quinta-feira (05/08)  um novo ponto de vacinação (PV), para reforçar a campanha contra a Covid-19, desta vez na quadra da escola de samba União da Ilha do Governador. O novo PV funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e se soma aos cerca de 280 pontos de vacinação disponibilizados pela Prefeitura em toda a cidade.

Beatriz Filgueira da Silva Porto foi uma das primeiras pessoas a serem vacinadas na União da Ilha. Por morar perto, ela ficou feliz ao saber que a quadra da escola de samba passou a ser um ponto de vacinação.

“Estava bastante ansiosa e, graças a Deus, chegou a minha hora. A vacina é liberdade, voltar a fazer nossas coisas e ter esperança de que tudo isso vai acabar logo. Espero que a vacinação continue nesse ritmo para a gente voltar a encher isso aqui (quadra da escola) não de cadeiras com pessoas separadas, mas para o nosso samba”.

Nesta quinta-feira, o calendário contempla pessoas de 29 anos, preferencialmente as mulheres pela manhã e os homens no período da tarde. Nesta semana também está sendo feita repescagem exclusivamente para pessoas com deficiência, gestantes, puérperas e pessoas com 50 anos ou mais. Quem tem de 49 anos para baixo e perdeu sua data de vacinação deverá aguardar a repescagem para essa faixa etária, que ocorrerá entre os dias 19 e 21 de agosto.

“A  vacina representa a esperança de voltar à normalidade, de salvar milhões de vidas e de ver que a ciência é o direcionamento para o desenvolvimento de todos os países. Ter tomado a segunda dose é uma sensação de felicidade e, ao mesmo tempo, de tristeza por aqueles que não conseguiram tomar a vacina no tempo justo para salvar suas próprias vidas”, disse Lizeth Jaramillo (na foto), pesquisadora da UFRJ.

Foto: Marcos de Paula