PUBLICIDADE

cotidiano

Turismo: Cataratas do Iguaçu, o espetáculo das águas

Viajar para Foz do Iguaçu, no Paraná, pode ser um mergulho na natureza. As Cataratas são a estrela principal de um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil, dentro do Parque Nacional do Iguaçu, com atrações para toda a família. Porém, o passeio pode incluir ainda, conhecer aves exóticas e explorar a região com  trilhas maravilhosas como a Trilha do Poço Preto e a Trilha das Bananeiras

Apesar da pandemia, o turismo local voltou a se restabelecer. O parque é a maior atração da cidade. Desde o dia 26 de janeiro, a unidade de conservação funciona  das 9h às 16h, de terça-feira a domingo.  No feriado de Finados, em 2 de novembro, o parque recebeu mais de 18 mil visitantes. Durante todo o mês de outubro, foram 78.665 pessoas. Com um crescimento de 17% com relação a setembro, o movimento turístico do período confirma a recuperação gradativa do turismo e a confiança dos brasileiros no destino de Foz do Iguaçu.

Destes visitantes 94% são brasileiros, organizados em famílias ou grupos de amigos, que puderam conhecer ou revisitar o maior conjunto de quedas d’água do mundo. Depois do estado do Paraná, lideram em volume de visitantes: São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Além das quedas d’água, a trilha do Poço Preto é um das atrações

Com uma extensão de 2,7 km e atravessando a fronteira com a Argentina, as cataratas são formadas por centenas de cascatas, entre elas a Garganta do Diabo, com 80 m de altura. Passeios em barcos infláveis  são uma forma muito comum de apreciar esse espetáculo natural.

Foz do Iguaçu costuma ter verões bem intensos. Já no inverno, que costuma ser mais rigoroso nos meses de julho e agosto, a gastronomia vira um show à parte, com opções de festivais de buffet de sopas, fondues e cafés coloniais.

As Cataratas do Iguaçu são indescritíveis! A palavra que chega mais perto, com certeza, é “maravilhosas”! Tanto é que, em 2011, elas receberam o título oficial de uma das novas 7 maravilhas da natureza,  e não é pra menos.

Para quem gosta de atividades mais radicais, é possível fazer passeio de barco pertinho das quedas d’água.  A aventura começa num trajeto em meio à Mata Atlântica, com percurso de dois quilômetros nos veículos ecológicos do Macuco Safari. É possível ter uma visão panorâmica de inúmeras árvores singulares que compõem o cenário. Durante o passeio há a opção de caminhar em meio à mata, e percorrer um caminho de 600 metros. Nesse percurso, o visitante tem a companhia de um guia, que conta curiosidades sobre o ambiente.

Lado Argentino e protocolos sanitários

O lado argentino das Cataratas também acrescenta um pouco mais de emoção no passeio, já que as trilhas são por cima do rio Iguaçu. São pelo menos cinco trilhas diferentes que compõem o Parque Nacional um bom passeio feito ao ar livre e que proporciona uma ótima caminhada.

Diariamente, o Parque Nacional do Iguaçu passa por um minucioso trabalho de sanitização de todo o circuito turístico, oferecendo ainda mais proteção aos visitantes. O parque faz o controle individual de acesso de todas as pessoas que visitam a unidade de conservação com uma barreira sanitária instalada no Centro de Visitantes.

Passeio de bote é boa opção para os aventureiros

O público é recepcionado por uma equipe de funcionários que afere a temperatura de todas as pessoas. Simultaneamente, as equipes orientam todos para passar álcool gel nas mãos e os calçados no tapete sanitizante.

Mas atenção. Os visitantes devem comprar o ingresso, exclusivamente on-line, para visitar o parque, no site oficial e agendar o dia e o horário da visita, disponível na plataforma. A compra está sujeita a disponibilidade de vagas.

Ingresso on-line:
www.cataratasdoiguacu.com.br
contato@catarataspni.com.br
(45) 3521-4400

Fotos Henrique Britez e Fotos Públicas