PUBLICIDADE

cotidiano

Canoa Blues promove curso de arte em areia para jovens de Canoa Quebrada

Edição 2022 do Festival já começou em Aracati

Já começou a edição 2022 do Festival Canoa Blues. Trata-se do único evento destinado exclusivamente ao gênero no Ceará. A abertura foi feita com curso de arte em areia, uma das mais tradicionais manifestações da cultura local, para crianças e adolescentes atendidos pela ONG Canoa Criança. O curso foi ministrado pelo artesão e arte-educador Gledson Canoa, que há mais de dez anos desenvolve estudos e trabalhos com garrafas de areia colorida. Exemplares da produção dele encontram-se em coleções de vários locais do Brasil e do mundo.
A agenda de shows do Canoa Blues será realizada em 25 e 26 de novembro em Canoa Quebrada e em 10 de dezembro em Fortaleza. Todas as atividades, incluindo shows e ações de arte-educação, são gratuitas.

O Canoa Blues volta neste ano ao modelo aberto e presencial, iniciado em 2008 – em 2020 foi promovida uma agenda virtual, exibida no canal próprio do evento na plataforma YouTube, e em 2021 foram realizados shows em espaço reduzido de Canoa Quebrada, respeitando as determinações de distanciamento social definidas pelos decretos estaduais de contenção da covid-19.


Na edição 2022, estarão no palco a formação Roberto Lessa Trio, a cantora e guitarrista Nanda Moura (CE/RJ), a banda feminina X’Roll e o gaitista David Tanganelli (SP). Como atração adicional, o festival incorporará uma das marcas de Canoa Quebrada: o reggae, presente nos repertórios dos artistas que se apresentarão.

O festival inclui a doação de livros para entidades do terceiro setor que atuam em Canoa Quebrada. “O Canoa Blues visa, desde a primeira edição, em 2008, a promover qualidade e interações entre músicos, a comunidade e o público. Também observamos o princípio de ter atividades em períodos de baixa estação, justamente para aquecer o ambiente turístico. O Canoa Blues é o festival de diálogo, respeito à arte e fortalecimento da cultura”, diz Roberto Maciel, curador e diretor-executivo do evento.

Uma jam session encerrará o Festival no restaurante Café Habana, no calçadão da Broadway, convidando o público, outros artistas participantes e promovendo diálogos entre importantes gêneros musicais.

O evento tem patrocínio da Cantina Pet e do Portal InvestNE e da Prefeitura do Aracati. A realização é da Via de Acesso a Arte e Cultura (VAAC), com parceria da ForBlues Produções. O Canoa Blues conta, ainda, com suporte do BNB Clube de Fortaleza e da Associação dos Empreendedores da Canoa Quebrada. O apoio é do Governo do Estado do Ceará e da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

SERVIÇO
Festival Canoa Blues – Edição 2022
25 e 26 de novembro, em Canoa Quebrada, a partir das 22 horas
10 de dezembro, Fortaleza (BNB Clube – Av. Santos Dumont), a partir das 21 horas
Aberto ao público

Fotos: Divulgação