Uso da ultrassonografia aumenta a segurança na realização do procedimento
Por Claudia Mastrange
Os procedimentos de harmonização correspondem a um conjunto de técnicas, como o uso de preenchimentos, que buscam proporcionar uma maior simetria entre o volume, o formato e o ângulo das diferentes estruturas da face, propiciando, dessa forma, um rejuvenescimento do rosto do paciente.
Essa especialidade odontológica ganhou adeptos em todo o Brasil. Preocupados com a saúde e bem-estar dos pacientes, alguns cirurgiões dentistas adotaram o que podemos denominar como “Harmonização Orofacial Guiada”, que utiliza o aparelho de ultrassonografia a fim de auxiliar nas aplicações de preenchedores e realização de outros procedimentos relacionados.
Especialista na área, o cirurgião-dentista Fabio Barros é um dos poucos profissionais que aderiram a esse método no Rio de Janeiro. O auxílio da ultrassonografia torna a forma de trabalho mais assertiva e aperfeiçoa os procedimentos de harmonização facial. “É uma tranquilidade para o profissional que trabalha com injetáveis saber, com exatidão, a região em que o produto está sendo inserido. Devido ao uso do aparelho de ultrassom, posso trabalhar com mais segurança e precisão. Além disso, utilizo o aparelho em quase todos os procedimentos realizados no consultório“, explica Fabio Barros, que hoje, além de atender, também ministra vários cursos presenciais de Harmonização Facial.
Curso de Estética Facial em Miami, e credenciado para Fios Faciais, na Coréia do Sul. Ricardo Barros tem como grande diferencial é a busca pela naturalidade: “A suavidade na Harmonização Facial é fundamental. As pessoas devem notar a sua beleza e não o seu procedimento”, afirma o cirurgião dentista, apontado, em 2020, como um dos Top 5 do Brasil na área de Harmonização Orofacial.
Redução no risco de intercorrências

O cirurgião-dentista Fabio Barros: “suavidade é fundamental” (Foto: Divulgação)
Com a utilização da ultrassonografia e Doppler, os trabalhos que envolvem preenchimentos tornam-se mais assertivos e eficientes, pois permitem verificar melhor os vasos sanguíneos, como direção e velocidade de fluxo. Dessa forma, o procedimento é realizado com maior segurança, pois reduz os riscos de possíveis intercorrências.
Segundo o dentista, os riscos de haver complicações são consideravelmente reduzidos, sendo quase mínimos, visto que a ultrassonografia guiada torna possível analisar, se aprofundar nas estruturas e em todas as regiões de risco da face, além de permitir observar, com mais profundidade, todas as diferenças anatômicas. Dessa forma, a introdução do material é realizada com uma precisão muito maior. Já as análises retiradas com o auxílio do aparelho de ultrassom permitem notar e observar todas as diferentes estruturas da pele, músculos e vasos sanguíneos, tornando possível evitar e diagnosticar intercorrências.
De acordo com o Dr. Fabio Barros, a procura por procedimentos relacionados à Harmonização Facial aumenta diariamente. Ele também ressalta a importância da capacitação e qualificação dos profissionais que trabalham com os diferentes procedimentos cirúrgicos. “A odontologia tem se desenvolvido muito nos últimos anos. Os cirurgiões-dentistas conhecem detalhadamente toda a face, o que possibilita cada vez mais o refinamento e a qualidade dos tratamentos. É muito importante que o paciente um profissional qualificado, além de dar preferência a quem tem experiência, pois não basta que o profissional saiba somente executar. É importante que ele também esteja apto a resolver casos de intercorrências, se necessário”, ressalta.
“As pessoas devem notar a sua beleza e não o seu procedimento”
Com a finalidade de ajudar a diminuir intercorrências ou complicações oriundas de procedimentos voltados para a Harmonização Facial, Fabio Barros se uniu a Dra. Carolina Peron e juntos elaboraram um curso que une teoria e prática sobre a utilização da ultrassonografia na HOF. A intenção é disseminar o conhecimento prático para que outros profissionais possam utilizar o Doppler para avaliar todas as estruturas e regiões de risco da face. Com grande procura, em breve será lançado novo curso: Harmonização Segura – Solucionando Intercorrências e Complicações com a Ultrassonografia, que será disponibilizado em formato online.
Foto: Pixabay Divulgação