PUBLICIDADE

saúde

Usado como ferramenta de combate a insetos transmissores de doenças, produto  é adotado em comunidades africanas e tem eficácia comprovada de até dois anos

Com a crescente ocorrência de epidemias como a da dengue, que recentemente atingiu o Brasil, a prevenção é uma estratégia necessária. E a tinta inseticida tem se mostrado uma ferramenta eficaz no combate a insetos transmissores de pragas, como Aedes aegypt (Dengue, Zica e Chikungubya) e o barbeiro (Doença de Chagas), entre outros.  Aprovado pela Anvisa e já utilizado em mais de 100 países, o produto tem sido aplicado desde em espaços públicos, como escolas em Duque de Caxias (RJ) e em Jaboatão dos Guararapes (PE), até em comunidades de Cidade da Praia, em Cabo Verde, na África.

Durante os últimos meses de maio e junho, a ação social Tintaedes, realizou pintura em 300 casas dos bairros de Várzea e Tira Chapéu, no continente africano, utilizando a Carbapaint 10, comercializada no Brasil pela Inesflly. Moradores relataram posteriormente, às equipes responsáveis pela execução do projeto, que a pintura está sendo um sucesso. Eles confirmaram a ausência não só de mosquitos, mas também de outros insetos nas suas moradias.

Projeto Tintaede em Cabo Verde : pintura em 300 casas em comunidades (Foto: Reprodução)

“A tinta não é um repelente, ela mata o mosquito que pousa na superfície pintada. É indicada para residências, escolas, hospitais, prédios públicos…  Após cerca de dois anos, basta reaplicar o produto, que não apresenta toxicidade para pessoas nem animais”, afirma Luiz Rolim, CEO da Saúde Mais/Inesfly Brasil.

O CEO da Inesfly, Luiz Rolim:  “A tinta não é um repelente, ela mata o mosquito que pousa na superfície pintada”

A tinta foi criada pela renomada cientista espanhola Pilar Mateo, e tem sido utilizada em vários estados do Brasil para eliminar, além do  Aedes, o borrachudo e insetos causadores de doenças como malária, Doença de Chagas e leishmaniose, entre outras.

Testes realizados em maio de 2020 pelo Governo do Distrito Federal, onde registrou-se mais de 50 mil casos de dengue ano passado, concluíram que os efeitos da Tinta Inseticida Carbapaint duram pelo menos dois anos, com índice de mais de 92% de mortalidade de insetos.

Brasil: onde mais está sendo usada a tinta inseticida?

A Carbapaint 10 também está sendo usada em escolas e hospitais Jaboatão dos Guararapes, em pernambuco

A tecnologia já vem sendo utilizada em vários municípios e estados, em formato de projeto piloto em Jaboatão dos Guararapes e a Ilha de Fernando de Noronha, em Pernambuco. No Distrito Federal, em parceria com a secretaria de educação do GDF (Governo do Distrito Federal), DIVAL (Diretoria de Vigilância Ambiental e Saúde), PCDF (Polícia Civil do Distrito Federal), Exército Brasileiro DF SMU, seguimentos da Administração Pública foram imunizadas, no mesmo formato de projeto piloto.

Podemos citar casas da PMB – Prefeitura Militar de Brasília, instituições públicas como o Centro de Ensino Fundamental 01 de Sobradinho, DASG – Divisão de Apoio e Serviços Gerais da Policia Civil do Distrito Federal e em outros estados como Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.

Ainda em Jaboatão dos Guararapes (PE), dois prédios públicos foram escolhidos para a fase de testes no início de 2021: uma Unidade de Saúde da Família (USF) e uma escola da rede municipal. Logo nas primeiras horas em que o produto foi aplicado, o efeito foi constatado. No Rio de Janeiro, a pintura está sendo realizada em escolas municipais de Duque de Caxias.

A empresa está com outros projetos piloto em execução no estado de São Paulo, Goiás, Amazonas e Paraíba.

Fotos: Divulgação

 

 


PUBLICIDADE