PUBLICIDADE

Estado / Rio de Janeiro

Turismo: Casimiro de Abreu, entre a serra e o mar

Por Claudia Mastrange

O nome dessa bela cidade fluminense é uma homenagem ao poeta, que nasceu no distrito de Barra de São João, no século 19. O município possui como suas principais atrações turísticas os rios, cachoeiras e o mar, cenário ideal para quem quer descanso em meio à natureza.

Desde maio, de 2021 a prefeitura adotou novas medidas em relação ao plano de retomada das atividades no município considerando os dados epidemiológicos por conta da pandemia de Covid-19. Com o decreto, o município se enquadra no nível de bandeira amarela, “médio risco”. O plano permite o funcionamento dos templos e espaços religiosos, bares e restaurantes e outras atividades com limites na capacidade de ocupação dos locais e todas as medidas de segurança, proibindo aglomerações.

Se os grandes eventos não são uma opção no momento,  não faltam atrações locais, como a Feira da Agricultura Familiar, em funcionamento todas as manhãs de sexta-feira na praça Feliciano Sodré, em Casimiro de Abreu, e aos sábados na Praça As Primaveras, em Barra de São João.

No quesito natureza, as trilhas e rios paradisíacos são perfeitos para quem ama o cicloturismo e pode fazer belos percursos com sua bike. A cidade é famosa também pelos festivais gastronômicos, privilegiando os frutos do mar, que, após a pandemia, devem voltar com força total.

Por lá está o pequeno e encantador Museu Casa Casimiro de Abreu, que funciona na antiga residência da família. A casinha colonial e de linhas simples fica na praça As Primaveras, às margens do rio São João e emoldurada por árvores de flamboyant, bancos de madeira e esculturas em bronze. Restaurado em 2008, o espaço é uma agradável surpresa.

O distrito de Barra de São João tem  clima tranquilo e atrai pessoas que desejam descansar e conhecer a história local, que é riquíssima. Banhada pelo Rio São João, a cidade recebe visitantes de todos os lugares por causa do seu clima bucólico. Localizada a cerca de 500 km da capital, Barra de São João atrai muitas famílias que estão em busca de tranquilidade, boa estrutura e segurança para passear com crianças. Sem dúvidas, o lugar perfeito para relaxar.

Praias e passeios ecológicos

A Prainha é um dos principais pontos visitados da região. Além de ser um local rico em história, é ali que acontece o encontro do mar com o Rio São João: o visual é perfeito para tirar umas fotos no pôr do sol.

Bem perto da Prainha e do encontro do mar com o rio, está a Capela São João Batista. A igreja é bem antiga.  Ela foi construída sob uma pedra, o que é considerado bem pitoresco por muitos e possui uma arquitetura bonita.

Um passeio pelo rio São João é também uma bela pedida, podendo ser navegado por mais de 30 km até à represa de Juturnaíba. Se você gosta de história, conheça a da Antiga Ponte Rodoviária. Ela foi construída em 1940 para a passagem do trem e logo depois foi  adaptada para o tráfego de automóveis. Porém, não suportou o volume de veículos e cedeu bem no meio. Hoje ela é considerada uma relíquia da cidade.

Depois de conhecer os principais pontos turísticos da Barra de São João, se aventure pelas praias vizinhas. Comece pelas praias do Costa Azul, em Rio das Ostras, a cerca de 7 km de distância. O local possui uma ótima infraestrutura com quiosques e costuma ser bastante frequentado por turistas de várias regiões do Brasil.

Fotos: Prefeitura de Casimiro e Abreu